Até às 8h desta segunda, 13, mais de 35 mil candidatos realizaram o cadastro; UFS oferta 5.260 vagas
Termina às 18h desta quarta-feira, 15, o prazo para realizar inscrição no vestibular 2011 da UFS. Até às 8h desta segunda, 13, 35.536 candidatos realizaram o cadastramento no site da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV). Para estarem inscritos de fato ainda é necessário pagar a taxa. Segundo Manoel Leite Torres, da CCV, o número superou a expectativa. "Esperávamos entre 35 e 40 mil cadastros. Agora, faltando poucos dias para o fim das inscrições, acreditamos que esse patamar seja superado".
A UFS oferece 5.260 vagas em 102 opções de cursos. O vestibular unificado - campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto - ocorrerá de 5 a 8 de dezembro de 2010.
Para participar são necessários os números do RG e CPF. Preenche-se o formulário e imprime a Guia de Recolhimento da União (GRU) . O pagamento deve ser efetuado até 17 de setembro em qualquer agência do Banco do Brasil. O PSS Geral custa R$ 70 e o PSS 2ª e 3ª séries R$ 30.
Algumas novidades farão parte deste vestibular: extinção gradativa do Processo Seletivo Seriado (PSS), mudança no horário das provas e ampliação das vagas, com o primeiro vestibular do campus de Lagarto e criação do curso de bacharelado em Física com habilitação em Astronomia, no campus de São Cristóvão.
O fim gradativo do PSS se dará a partir da impossibilidade, neste vestibular, de inscrição dos alunos da 1ª série; o mesmo ocorrendo na seleção do ano seguinte com os alunos da 2ª série, até que, no vestibular de 2013, somente poderá participar aquele que estiver cursando a última série do ensino médio ou equivalente ou que já tenha concluído o ensino médio ou equivalente.
Atendendo a uma reivindicação encaminhada pela Câmara de Vereadores de Aracaju, o horário das provas foi alterado das 8h para as 9h. A medida visa facilitar o deslocamento em tempo hábil dos alunos do interior para a capital. O tempo de duração das provas, contudo, será mantido e finalizará às 13h, somando quatro horas no total. A aplicação da redação, no último dia de provas, terá as mesmas duas horas de duração e ocorrerá das 9h às 11h.
A ampliação de vagas também é novidade: 50 para o bacharelado em Física com habilitação em Astronomia e 300 para os cursos do campus de Lagarto (Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o que totalizará 5.260 vagas em 102 opções de cursos. Os cursos de Medicina e Odontologia aguardam aprovação do Conselho Nacional de Saúde para entrarem em funcionamento. A expectativa é que ainda em agosto haja uma resposta ao pleito da UFS. Caso sejam aprovados, a universidade fará uma adequação no processo seletivo ou fará uma seleção isolada.
Catálogo de cursos atualizado
Buscando dar um suporte ao candidato na escolha do curso, a UFS atualizou o seu catálogo de cursos contendo informações como duração, objetivo, turno ofertado, número de vagas e características da profissão.
“O catálogo possibilita uma orientação atualizada, trazendo ao candidato uma escolha mais acertada, diminuindo a evasão da universidade”, afirma o Pró-Reitor de Graduação da UFS Sandro Holanda.
Nessa edição, foram incluídos os resumos das atividades dos cursos de Design (com
habilitação em Design Gráfico), Ecologia, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Engenharia de Petróleo e Engenharia Agrícola, que foram implantados na UFS em 2010.
Há também o resumo do curso de bacharelado em Física com habilitação em Astronomia, e a sinopse do curso de Terapia Ocupacional (campus de Lagarto), que serão implantados em 2011.
Fonte: UFS
Nenhum comentário:
Postar um comentário