terça-feira, 21 de maio de 2013

GOVERNO DO ESTADO CEDE TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEATRO EM ESTÂNCIA.

Um ato simbólico e que representa uma conquista histórica para o município considerado um dos berços da cultura sergipana. Assim pode ser descrita a solenidade onde o Governo do Estado cedeu o terreno onde será edificado o primeiro teatro da cidade. O ato ocorreu na noite desta segunda-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Estância, a 76 km da capital. Presentes à solenidade estavam o vice-governador, Jackson Barreto, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a secretária de Estado adjunta do Planejamento, Orçamento e Gestão, Lucivanda Nunes, o prefeito da cidade, Carlos Magno Garcia, dentre outras autoridades. No local, segundo projeto da prefeitura, além do teatro, também será construída uma galeria e uma escola de artes para a população.

Para o vice-governador, Jackson Barreto, o ato tem um notável significado para o passado, o presente e o futuro das tradições culturais de Estância.

“Estância sempre foi considerada como um dos berços da cultura sergipana. Quando o Governo faz a doação ao município de um imóvel que pertence ao Estado para a construção de um teatro, está estimulando e incentivando a valorização e dinamização da tradicional produção cultural de Estância, estimulando a arte dramática e fundindo o clássico com o poderio da cultura popular, que é a grande marca da cidade com os seus festejos juninos.”

O citado terreno estava sob os auspícios da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que teria o objetivo de construir ali um memorial. A partir da intenção demonstrada pelo atual prefeito em construir ali um teatro, a Secult buscou os mecanismos legais para fazê-lo, com a interveniência da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Com as providências cabíveis providenciadas, foi dimensionado o ato formalizado com a assinatura do contrato de cessão nesta segunda-feira.

Compromisso

“O Governo do Estado se sente feliz em participar de um ato que marca de forma significativa o compromisso da atual administração, além de todas as obras conhecidas da população, como as clínicas de saúde da família, o hospital regional, a reforma do Francão, dentre outras conquistas, com a valorização da cultura deste município”, mencionou Jackson, ao relembrar diversas obras e conquistas já entregues à população.

Lembrando conquistas que beneficiam diversos municípios da região Centro-Sul, o vice-governador também lembrou de obras como as adutoras que vão regularizar a oferta de água em Tomar do Gerú,  Itabaianinha e Umbaúba, recentemente anunciadas pelo governador Marcelo Déda.

“Esta também é a marca de um governo que investe na saúde, na educação, na cultura e no bem estar dos sergipanos em todas as regiões, graças ao empenho do governador Marcelo Déda, para quem peço as orações de todos vocês”, relembrou Jackson Barreto, que também elogiou o prefeito Carlos Magno por ter realizado a solenidade junto com a homenagem prestada aos blocos, quadrilhas e batucadas da cidade que receberam a contribuição financeira do município. “É muito bom estar aqui e realizar este ato diante dos que fazem da cultura de Estância uma marca importante da cultura sergipana”, disse.

Significado Cultural

Já a secretária Eloísa Galdino registrou a sua satisfação em constatar o interesse da administração municipal em assumir o desafio de edificar mais esse que será um monumento da cultura de Estância.

“Pude perceber não só o entusiasmo, mas o compromisso com a cultura ao ser convidada a vir à cidade de Estância para tratar desse tema, e onde também pude constatar diversas outras ideias para redimensionar a produção da cultura local."

Ainda de acordo com a secretária, fatos como esse consolidam a conquista dos objetivos almejados ainda no início da administração, tendo foco no desenvolvimento do interior com a cultura integrando o leque de atuação governamental. “Esta é uma agenda extremamente significativa para a cultura de Sergipe, aliada à iniciativa de valorizar o passado, o presente e, sobretudo, o futuro da tradicional produção cultural de Estância”, salientou Eloísa Galdino.

Resgate

Para o prefeito Carlos Magno, o ato foi um passo histórico fundamental para resgatar a tradição do município que foi reconhecido como o berço da cultura sergipana. “Tínhamos certeza de que, ao assumirmos, iríamos contar com o apoio do governo nesta missão. O povo de Estância clama por cultura, por justiça social e por empregos. Estas serão nossas metas e quero aqui registrar o apoio da secretária Eloísa Galdino que se mostrou extremamente solícita com nossa intenção, além do vice-governador Jackson Barreto, que sempre foi um defensor dos interesses do povo estanciano. Estamos promovendo o que há de mais nobre na memória do nosso povo e da nossa cidade. Por isso, queremos agradecer aos integrantes do Governo do Estado e expressar nosso carinho e as orações do povo de Estância pela recuperação do governador Marcelo Déda”, registrou o prefeito.

Já o secretário municipal de Cultura, Miguel Viana, relembrou fatos históricos contando com a participação do vice-governador Jackson Barreto desde a época da luta pela redemocratização do país. “Jackson sempre esteve ao lado dos que fizeram da cidade de Estância um foco de resistência. Hoje, aqui, ele está mais uma vez presente quando oferecemos um presente à cidade, evidenciando a importância da tradição de inteligência, produção cultural e produção literária que marcam o nosso município”, sintetizou o secretário.

Para ele, a perspectiva de construção do teatro é a realização de um antigo sonho. “Este é um ato para respaldar a história de ontem e de hoje, pois tínhamos várias companhias teatrais, em tempos passados, que se apresentavam em outros municípios. A nossa luta pela dinâmica de incentivo à cultura tem hoje uma grande vitória”, agradeceu o secretário, que também fez questão de agradecer publicamente pelo empenho da secretária Eloísa Galdino, e pela colaboração do governador Marcelo Déda e do vice-governador, Jackson Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário