terça-feira, 28 de maio de 2013

GOVERNO INICIA OBRA DA 1ª ETAPA DO SISTEMA VIÁRIO DO ENTORNO DO AEROPORTO.

Foto:  Ascom/Seinfra

Com a finalidade de melhorar o acesso ao Aeroporto Santa Maria, em consonância com as obras previstas de ampliação da pista de pouso e decolagem e a construção do novo terminal de passageiros, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), iniciou a implantação da primeira etapa do sistema viário do entorno do aeroporto Santa Maria, logo após o governador Marcelo Déda assinar a ordem de serviço no último mês de março..

A obra, que será concluída em 18 meses, irá interligar diversos núcleos urbanos existentes em seu traçado, criando melhores condições de mobilidade à população, além de estabelecer corredores de tráfego que possibilitem a implantação de sistemas de transporte de alta capacidade. Serão aplicados recursos exclusivamente do Governo de Sergipe, num total de R$ 20.735.684,50.

"Inicialmente está sendo realizado o trabalho de aterro (67.424 m³), que é a primeira etapa da obra; posteriormente, será feita a drenagem, a sub-base e a base, formando as etapas da terraplanagem e, logo após, a pavimentação asfáltica (25.322,49 m²) e a colocação do meio fio (16.625 metros). Ao todo, serão implantados 4,7 km de novas rodovias. Será também construído o novo muro do aeroporto”, detalha o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa.

A obra começa na continuação da avenida José Menezes Prudente (passa pela frente do aeroporto), estende-se até a avenida Padre Arnóbio de Melo (atual Rota de Fuga do Tecarmo), alcança a Alexsandro Alcino, que por sua vez sairá na avenida Heráclito Rollemberg, próximo a UPA do Conjunto Augusto Franco.

Para reforçar a segurança, que é prioridade nas construções do Governo de Sergipe, o sistema viário receberá sinalização vertical e horizontal, totalizando 222 placas e 356 m² de pinturas de faixas. Além disso, a obra contará também com 64 postes que irão compor a rede elétrica e fará a iluminação. Já o paisagismo ficará por conta do plantio de 268 árvores, 977 arbustos, 2.510 plantas ornamentais, além do plantio de mais de 91 mil metros quadrados de grama em placa.

Sistemas de circulação não motorizada também serão implantados, a exemplo da construção de passeios em concreto desempolado (16.095 m²) e também da ciclovia em concreto polido com 3 m de largura (14.454 m²), para que os pedestres e ciclistas possam circular pelo local com o máximo de segurança.

Pensando na questão da acessibilidade, que também é um dos fatores essenciais, será colocado piso tátil de alerta e rampas de acesso, para que os portadores de necessidades especiais possam desfrutar de todos os benefícios que a obra trará para toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário