segunda-feira, 27 de maio de 2013

PACIENTES COM GLAUCOMA ESTÃO SENDO ATENDIDOS NO CEMAR DO AUGUSTO FRANCO.

Cerca de cinco pacientes com glaucoma estão atendidos, diariamente, por oftalmologistas do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no conjunto Augusto Franco.  Esse trabalho está sendo possível depois que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou o número de oftalmologistas no ambulatório: anteriormente havia somente um, mas hoje quatro se revezam, de segunda a sexta, para atender a demanda.

A coordenadora do Cemar Augusto Franco, onde está localizado o ambulatório de oftalmologia, Graça Barros Costa, explica que toda demanda de pacientes com glaucoma - sejam eles atendidos pelo setor público ou privado - passa pelo ambulatório.

Somente depois de medicados os pacientes recebem um documento intitulado ‘Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC)', que lhes dá direito aos colírios prescritos pelos médicos. Com a APAC, as pessoas se dirigem ao Cemar do Siqueira Campos, seus nomes são cadastrados no Ministério da Saúde (MS) e a cada três meses recebem os colírios.

O glaucoma pode ser definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e tratado a tempo. Há direta relação com a pressão intraocular (PIO), sendo que a maioria dos portadores de glaucoma apresenta PIO elevada. O dando causado pelo glaucoma pode se transformar que cegueira irreversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário