Cerca de cinco pacientes com glaucoma estão atendidos, diariamente, por oftalmologistas do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no conjunto Augusto Franco. Esse trabalho está sendo possível depois que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou o número de oftalmologistas no ambulatório: anteriormente havia somente um, mas hoje quatro se revezam, de segunda a sexta, para atender a demanda.
A coordenadora do Cemar Augusto Franco, onde está localizado o ambulatório de oftalmologia, Graça Barros Costa, explica que toda demanda de pacientes com glaucoma - sejam eles atendidos pelo setor público ou privado - passa pelo ambulatório.
Somente depois de medicados os pacientes recebem um documento intitulado ‘Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC)', que lhes dá direito aos colírios prescritos pelos médicos. Com a APAC, as pessoas se dirigem ao Cemar do Siqueira Campos, seus nomes são cadastrados no Ministério da Saúde (MS) e a cada três meses recebem os colírios.
O glaucoma pode ser definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e tratado a tempo. Há direta relação com a pressão intraocular (PIO), sendo que a maioria dos portadores de glaucoma apresenta PIO elevada. O dando causado pelo glaucoma pode se transformar que cegueira irreversível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário