De 11 a 14 de setembro, acontece o VII Encontro Cultural de Canindé de São Francisco, com uma programação de valorização a diversidade cultural. Exposição fotográfica coordenada por Vinicius Moraes, apresentação de grupos folclóricos, cavalgada, Missa do Vaqueiro, baile "Luar do Sertão", com o seresteiro Newton César. A participação de Companhias Teatrais de renome nacional, a exemplo do Imbuaça de Sergipe e do Grupo Galpão de Belo Horizonte ampliam as opções.
Para a secretária municipal da Cultura, Acácia Aguiar, o encontro serve principalmente para apresentar a comunidade canindeense as diversas formas culturais existentes, e que podem efetivamente impulsionar o desenvolvimento da cultura local. "Estamos com uma programação diversificada e esperamos contar com presença do público, para que, juntos, possamos planejar a cultura em Canindé com um olhar globalizado, sem perder a essência da nossa identidade sertaneja", disse Acácia.
A abertura do evento acontecerá no sábado, 11 de setembro, às 21h, no Clube Altemar Dutra, com lançamento do Projeto Luar do Sertão. O primeiro artista convidado é o cantor da Bossa Nova, Nilton César que fez sucesso na década de 70 com a interpretação da música: "A namorada que Sonhei", que tem a seguinte letra: "Receba as flores que te dou... em cada flor um beijo meu...".
No domingo, 12, a programação prossegue apoiando a realização da I Cavalgada da União, com show da banda de vaquejada Forrozão Espora de Aço, no Complexo Agropecuário.
Na segunda, 13, a partir das 16h, o Projeto Praça Que Lê desembarca na Praça Ananias Fernandes, com exposição fotográfica, apresentações folclóricas e às 20h30min, espetáculo teatral do grupo sergipano Imbuaça, "Santo Antônio de Todos Os Tempos", dramatizada pelo ator Tonhão.
Dia 14, a programação será encerrada em grande estilo no Forródromo de Canindé, tendo o brilho da Companhia Teatral Galpão de Belo Horizonte, com a peça "Till, a saga de um herói torto", do dramaturgo Luís Alberto de Abreu. O grupo mineiro tem o patrocínio da Petrobras.
O espetáculo, "TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO", do dramaturgo Luís Alberto de Abreu tem a direção de Júlio Maciel e é baseado nas histórias anônimas criadas em torno de um personagem fictício da Alemanha feudal, o andarilho Till Eulenspiegel.
Misturando farsa, comédia, drama e poesia, o espetáculo crítica com humor o poder e suas formas de dominação, usando a Idade Média e o personagem central como uma metáfora do mundo atual, em que hordas de miseráveis e desamparados se espalham de maneira incontrolável pelos quatro cantos do mundo.
"TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO" estreou em julho de 2009, já foi visto por mais de 90.000 pessoas em 40 cidades, e continua arrebatando platéias nas ruas, ginásios e teatros do país. Abaixo, alguns registros:
A coordenação do Encontro Cultural é da Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal da Cultura. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do município apoia o encontro. Mais informações: 79 9949-2249 ou http://www.caninde.se.gov.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário