quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DÉDA PEDE RECURSOS AO MINISTRO DE TURISMO PARA A CONCLUSÃO DA PONTE GILBERTO AMADO.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, garantiu ao governador Marcelo Déda, nesta terça, 14, em Brasília, intervir em favor da liberação de recursos para a conclusão da ponte Gilberto Amado e da construção de um Centro de Treinamento de Seleções (CTS). A ponte sobre o Rio Piauí, ligando Estância a Indiaroba, tem 91% de sua estrutura pronta e poderia ser inaugurada em abril, caso o Governo Federal agilizasse o repasse das verbas.

De acordo com o ministro, a obra em Sergipe é "uma das mais relevantes" de sua pasta e guarda "identificação plena com a Política Nacional de Turismo". Vieira comprometeu-se a buscar junto ao Ministério da Fazenda a liberação imediata de R$ 3,8 milhões de repasses atrasados.

Déda, em defesa da obra, lembrou que, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, o eixo turístico Aracaju a Salvador (uma das sedes dos jogos) terá papel importante na integração do litoral nordestino. Junto à ponte Joel Silveira (Aracaju-Itaporanga), sobre o Rio Vaza Barris, a Gilberto Amado tornará mais fácil o acesso ao litoral Sul sergipano.

Já o CTS representa a oportunidade para Sergipe abrigar uma das seleções da Copa de 2014 durante o período de aclimatação. O ministro garantiu ao governador apoio para acessar os países que disputarão os jogos em Salvador e Recife, quando a tabela com os certames for divulgada. Em conjunto, Vieira e Déda buscarão formas de financiamento junto a agências de crédito, por exemplo. O ministro ganhou de Déda prospecto com a defesa do CTS.

Protesto

O governador registrou seu protesto diante da divulgação dos roteiros da Copa 2014 sem a inclusão de Sergipe como destino turístico. "Sergipe vem se preparando de forma consequente, responsável e eficaz para o evento", justificou Déda.

De pronto, o ministro informou que a primeira divulgação, pelo Ministério do Turismo, foi feita de "forma equivocada". Segundo ele, sua pasta está "reexaminando as parcerias com os estados que sediarão a Copa de 2014" para que o turismo não se restrinja às sedes. "Mas que seja compartilhado e ajude no desenvolvimento do turismo nos estados mais próximos", caso de Sergipe.

Como forma de solidificar sua reivindicação, Déda lembrou que o Estado está se preparando para receber turistas durante o evento: construção de duas pontes, criação de museus, obras de mobilidade urbana (melhorando o trânsito, inclusive o acesso à capital), investimentos em rodovias (especialmente a Rota do Sertão, que reduz o tempo de viagem ao Cânion do Xingó), além da revitalização de cidades turísticas (como Laranjeiras e São Cristóvão, onde a Praça de São Francisco transformou-se, na atual gestão, em patrimônio cultural da humanidade.

"Ou seja, nada justifica a exclusão de Sergipe dos roteiros que o Governo Federal preparou, por meio do Ministério do Turismo. Por fim, o governador abordou convênios como a implementação da rodovia entre Santa Luzia do Itanhi e o povoado de Crasto, a adaptação da Galeria de Arte na Orla de Atalaia para sediar a sede da Emsetur e a recuperação das obras do Centro Turístico.

Déda foi assessorado pelos secretários de Turismo, Elber Batalha, e da Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário