terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE COMEMORA 177 ANOS COM FORMATURA GERAL E HOMENAGENS.

Uma solenidade militar, com a presença de autoridades militares e civis, desfile da tropa e homenagens a integrantes da Corporação, enalteceu o 177º aniversário da Polícia Militar de Sergipe, comemorado na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

A abertura do evento se deu com a chegada do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, que representou o governador Marcelo Déda na ocasião. Ele esteve acompanhado do secretário-adjunto da SSP, João Batista, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Aelson Resende Rocha.

O dispositivo militar, em forma no pátio do CFAP, esteve ao comando do tenente coronel Lúcio Vasconcelos, que apresentou o efetivo e pediu permissão ao comandante geral da PM para dar início à solenidade. Autorizada a abertura do evento, a mestre de cerimônia, tenente coronel Valéria, leu a Ordem do Dia alusiva ao aniversário da Corporação, destacando os 177 anos dedicados à manutenção da ordem pública e à proteção aos direitos dos cidadãos sergipanos.

“A Polícia Militar do Estado de Sergipe é uma Instituição Pública organizada com base na hierarquia e disciplina, princípios constitucionais de caráter fundamentalista, que condensam os valores militares, como o respeito à dignidade da pessoa humana, ao patriotismo, ao civismo, ao profissionalismo, à lealdade, à constância, à verdade real, à honra, à honestidade e à coragem”, elencou o texto, que foi finalizado com felicitações à tropa da PMSE, Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro.

Após a leitura da Ordem do Dia, 41 policiais militares foram agraciados com medalhas de dez, vinte e trinta anos de serviços prestados. Na oportunidade, seis militares foram agraciados com a Medalha do Mérito Policial Militar, um reconhecimento da Corporação aos bons serviços prestados à Polícia Militar de Sergipe.

A tenente Evangelina de Deus, auxiliar da 5ª Seção do Estado Maior Geral da PM, foi uma das autoridades militares agraciadas com a comenda do Mérito Policial. Prestes a completar 20 anos de serviço à Corporação, no mês de maio, a oficial falou da alegria de receber a homenagem do comandante geral da PM. “Sinto-me agradecida, primeiramente a Deus, em segundo lugar ao coronel Resende, por me conceder a mais importante comenda ofererecida pela Polícia Militar de Sergipe a seus integrantes. Aproveito para estender a homenagem e parabenizar todos os policiais militares nesta data natalícia”, felicitou a militar.

No seu discurso, o comandante geral fez questão de frisar que a PM vive uma fase de modernização iniciada no governo Marcelo Déda, com a recuperação salarial da Corporação. “Dando continuidade a este processo, inicia-se agora a etapa de modernização da legislação institucional. Projetos foram construídos e encaminhados ao governador do Estado, que brevemente dará respostas sobre a proposta da Lei de Organização Básica (LOB). Vale ressaltar, no entanto, que a LOB não trata de promoções, direitos e deveres ou remuneração, mas versa sobre a estrutura da Polícia Militar, detalhando a composição da Corporação, seus órgãos internos, unidades e subunidades”, esclareceu coronel Resende.

O comandante destacou ainda que no segundo semestre de 2011 foi designada uma comissão composta por oficiais e praças, com a participação de representantes de Associações representativas de policiais militares, para análise da Lei de Organização Básica, Lei de Fixação de Efetivo, alterações pontuais no Estatuto dos Policiais Militares para a inserção de alguns direitos pleiteados, alterações pontuais na Lei de Promoção de Oficiais e do Sistema de Promoção de Praças; e o Código de Ética e Disciplina dos Militares de Sergipe.

“As propostas foram revisadas e estão agora sob a apreciação do comandante em chefe da Polícia Militar, que já assumiu o compromisso público, inclusive por escrito, de prosseguir com o processo de modernização da Corporação, comprovando, de forma inequívoca, o zelo e apreço que nutre pela nossa Corporação”, garantiu coronel Aelson Resende.

O evento foi encerrado com o desfile da tropa, seguido do desfile de motocicletas, viaturas e do efetivo montado da PMSE, acompanhados pela banda de música da Corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário