terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NOVO TEATRO ATHENEU SERÁ INAUGURADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 5.

Foto:  Fabiana Costa

O dia 5 de março de 2012 promete ser histórico para a cultura sergipana, pois nesta data, às 18h30, será inaugurado o novo Teatro Atheneu. Diversas modificações foram executadas no espaço com o objetivo de modernizar o local, que é considerado um ícone das artes cênicas em Sergipe. O investimento total na reforma e modernização do espaço cultural beira os R$ 3 milhões.

Inicialmente programada para o dia 1º de fevereiro, a abertura do teatro precisou ser adiada devido ao falecimento do ex-governador Seixas Dória na véspera e o luto oficial de sete dias decretado pelo governador Marcelo Déda.
Programação

O público presente à solenidade vai conferir apresentações dos grupos 'A Tua Lona' e 'Pernas de Pau' na área externa do teatro. Logo em seguida, a companhia de dança 'Cubos', composta por jovens bailarinos de Aracaju, fará sua performance no palco. A programação artística será concluída com a leitura dramática do livro 'Harildo Déda - A matéria dos sonhos' feita pelo próprio Harildo, consagrado ator sergipano que tem mais de 50 anos de carreira.

“Pensamos em uma programação eclética, unindo jovens e consagrados artistas sergipanos, para a reabertura desse espaço histórico e muito importante para a vida cultural de Sergipe que é o Teatro Atheneu”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

Reforma e modernização

A reforma do Teatro Atheneu foi um grande projeto e passou por duas fases. Toda a parte estrutural passou por grandes melhorias como a substituição do sistema de ar-condicionado, reforma da bilheteria, administração e hall de entrada, assentamento de carpete na parte da platéia, pintura interna e externa, além de reforma da cobertura.

Outras áreas que também receberam melhorias foram o assoalho do palco e o telhado, que estavam degradados pelo tempo; ajustes no projeto elétrico, que foi detalhadamente refeito; separação da parte hidráulica, sanitária e de esgotamento, que anteriormente era interligada ao Colégio Atheneu; e a troca do piso de mármore da escadaria de entrada.

O projeto se preocupou também em atender as pessoas com necessidades especiais, através de uma completa adequação de sanitários, construção de rampas e reserva de espaço para esses espectadores especiais.

A segunda fase diz respeito à instalação do equipamento cênico: foi adquirida uma nova vestimenta cênica (cortinas, carpetes e similares), nova maquinaria de palco e reforma das poltronas, que passarão de 900 para 850, devido aos assentos especiais para obesos e espaço para cadeirantes. Além disso, um novo e moderno sistema de iluminação e sonorização foi adquirido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário