quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO AJUÍZA AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE CONTRA EX-GESTOR DE SÃO DOMINGOS.

O Ministério Público do Estado de Sergipe, através da Promotoria de Justiça de Campo do Brito, ajuizou Ação Civil Pública em face do ex-prefeito de São Domingos, Hélio Mecenas, pela prática de Ato de Improbidade Administrativa, em decorrência de contratações irregulares de servidores.

A ACP visa a condenação do Ex- gestor nas sanções do art. 12, inciso III, da Lei 8.429/92 (suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios), em virtude da prática de Ato de Improbidade Administrativa quando da investidura de servidor sem concurso público, conforme apurado nos autos do Procedimento Preparatório de Inquérito Civil.

De acordo com os autos do processo, vale ressaltar que, à época da gestão do ex-prefeito, era de praxe a contratação de funcionários sem fundamentação, ou seja, os servidores municipais não eram concursados e eram escolhidos segundo critérios políticos e eleitoreiros. A prova disso é que existem várias outras ações de improbidade tramitando no Ministério Público, em desfavor do ex-gestor, para apuração de ilegalidade de contratações semelhantes.

Segundo o disposto na ação, ajuizada pela Promotora de Justiça de Campo do Brito à época, Dra. Luciana Duarte Sobral Menezes, “a medida visa coibir a prática de contratações indevidas, valorizando a realização do concurso público e aparelhando a máquina estatal com servidores capacitados e comprometidos com o interesse da coletividade, evitando casuísmos eleitorais”.

Fonte: MP/SE (Mônica Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário