segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU FAZ LIMPEZA GERAL NO MERCADO ALBANO FRANCO.

Quem diria que um dia o mercado central Albano Franco ficaria vazio. Sem o colorido das frutas e verduras, o cheiro típico dos pescados, as vozes que anunciam os mais diversos produtos e os comerciantes que pechincham os melhores preços, o mercado de Aracaju fechou no último domingo, 26, e ficará assim nesta segunda-feira, 27, para a realização de uma grande operação de limpeza executada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

"Nosso principal objetivo é realizar uma limpeza geral em toda a área do mercado, incluindo os corredores e principalmente as bancas onde são comercializados os produtos", destacou Lucimara Passos, presidente da Emsurb. Para tanto, a Emsurb montou um operação de limpeza com 230 funcionários, entre agentes de limpeza, fiscais, coordenadores e diretores. "Inicialmente retiramos todos os produtos do mercado, com o conhecimento e acompanhamento dos permissionários. Em seguida fizemos a dedetização no local, com produtos destinados à desratização e desbaratização", informou a presidente.

"Importante ressaltar que a limpeza do mercado acontece diariamente. Mantemos 40 funcionários por turno, realizando a varrição de toda a área. Também fazemos uma lavagem diária, após o fechamento do mercado, para garantir o uso habitual do local pelos comerciantes e consumidores. No entanto, uma limpeza como essa, retirando tudo da área interna, de forma a higienizar também as bancas, está sendo feita pela primeira vez desde que o local foi construído", detalhou Lucimara.

Como parte das ações, a Emsurb reservou uma área coberta para o armazenamento de todos os produtos dos comerciantes. "Para armazenar os produtos criamos um local, na área externa do mercado, para acondicionar os produtos de maneira a permitir a limpeza do local de maneira efetiva, já que iremos varrer e lavar cada espaço do mercado", salientou Silvana Gomes, gerente de Abastecimento.

De acordo com Silvana, foi montada uma estratégia de fiscalização e apoio para garantir a segurança dos produtos que foram retirados das bancas. "Com o apoio da Guarda Municipal, montamos uma equipe de fiscais que atuaram, juntamente com os permissionários, na retirada dos produtos. Todo o trabalho, que descreveu a quantidade e número das bancas, foi anotado e assinado pelos comerciantes", contou Silvana.

O trabalho de limpeza contou também com o apoio dos agentes de limpeza. "No total retiramos três caçambas e um caminhão compactador somente no domingo. O serviço continua com o recolhimento do lixo após a varrição", registrou o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes. "Temos muito serviço pela frente, mas estaremos executando e finalizando ainda nesta segunda", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário