terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DILMA ROUSSEFF, GRAÇA FOSTER E MURILO FERREIRA GARANTEM O PROJETO CARNALITA.

O governador Marcelo Déda ouviu pessoalmente da presidenta da República, Dilma Rousseff, da nova presidente da Petrobras, Graça Foster, e do presidente da Vale, Murilo Ferreira, que o Projeto Carnalita é prioritário para o Brasil e para as duas megaempresas, que assinarão contrato em Sergipe. Déda manteve contatos com os três nessa segunda, 13, no Rio de Janeiro. Os investimentos da Vale podem chegar a US$ 4 bilhões.

Estratégico para Sergipe, o projeto consiste na extração da carnalita para produção de potássio, indispensável na composição de fertilizantes. O Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, é extremamente dependente da importação de adubos. Sergipe, um dos dois produtores do minério na América Latina, ampliará, assim, sua vocação para a indústria de fertilizantes, onde já detém know-how (a própria Vale já produz potássio no estado a partir da mina Taquari-Vassouras).

Murilo Ferreira

Em audiência com Ferreira, no começo da noite desta segunda, Déda ouviu que a Vale tem como prioridade agilizar a exploração de potássio. O executivo disse, ainda, que reconhece a importância do projeto na consolidação desta cadeia produtiva no estado que já agrega sete misturadoras no eixo Vale e Fafen-SE (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe).

Com a assinatura do contrato entre a Vale (produtora) e a Petrobras (dona da jazida que será arrendada para a exploração da carnalita), Ferreira informou ao governador que até o final de 2012 e início de 2013 pretende deflagrar a construção da planta industrial. O início da produção, previu o executivo, está programado para o fim de 2014 e início de 2015.

Social e cultural

Numa primeira etapa, a Vale pretende produzir 1,2 milhão de toneladas de minério, podendo chegar a 2,3 milhões num segundo momento. A manifestação de interesse no projeto ficou mais evidente quando o presidente da companhia chamou a diretora de Recursos Humanos e de Serviços Corporativos, Vania Somavilla, para participar da audiência.

Déda propôs à Vale uma “parceria na área de responsabilidade social e no patrocínio cultural”, ampliando, assim, os investimentos da empresa em Sergipe. Depois de ouvir o governador discorrer sobre os projetos do governo de Sergipe para estes dois setores, Ferreira convidou Somavilla a estudar formas de apoio da Vale ao Estado.

Rapidez

No final da audiência, Ferreira e Déda prontificaram-se a manter contatos mútuos e permanentes como “forma de agilizar os procedimentos e viabilizar o rápido início da construção da planta”, resumiu o governador. A assinatura do contrato entre as duas companhias, que deflagrará o Projeto Carnalita, será em Sergipe e deverá contar com a presença de Ferreira, de Foster e da presidenta Dilma, convidados pelo governador.

Durante o diálogo, Déda e Ferreira concordaram sobre “o papel decisivo da presidenta Dilma Rousseff para que o negócio fosse concretizado”. Ao governador, Ferreira relatou que ela “conduziu pessoalmente as reuniões entre os dois presidentes das companhias, revelando a prioridade deste projeto”.

Segundo Déda, “a presidenta entendeu que este projeto era bom para Sergipe, mas era indispensável para o Brasil porque aumentará a produção de potássio. E, com isto, aumentará a segurança do agronegócio brasileiro, reduzindo a dependência do fertilizante importado. Além de gerar oportunidades de novos negócios na cadeia produtiva de fertilizantes e consequente geração de novos empregos”.

Dilma Rousseff

Em todo o processo, pontificou o governador, “a presidenta Dilma foi decisiva”. Desde que Déda levou o tema à mandatária numa audiência no Palácio do Planalto, em Brasília, Dilma empenhou-se na concretização do projeto. “Eu compreendi a participação de Dilma desde o início”, prosseguiu.

“Disse a ela que este projeto só sairia se ela trouxesse o projeto para a sua mesa. E ela chamou o problema para o seu gabinete, levou os presidentes [da Vale e da Petrobras] a discutirem, monitorou cada reunião, e pode hoje celebrar como uma das grandes vitórias de seu governo”, complementou Déda.

No encontro com Murilo Ferreira, Déda foi acompanhado por Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário