segunda-feira, 18 de novembro de 2013

AÇÃO COBRA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU A REGULARIZAÇÃO E OFERTA DO EXAME DE ESPIROMETRIA.

Após denúncia de uma usuária do Sistema Único de Saúde – SUS, o Ministério Público de Sergipe tomou conhecimento da ausência de oferta do exame de espirometria e ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido liminar em face do Município de Aracaju. O MP requer que seja ofertado o exame, através da Secretaria Municipal de Saúde, em unidade própria ou por meio da regularização do serviço no Hospital Universitário.

Entre os pedidos da Ação, o Município ainda deverá custear a realização do exame em unidade privada até a completa regularização da oferta. Além disso, deverá promover o ressarcimento integral de todos os usuários do SUS, que tiveram que realizar o procedimento em unidades particulares.

Segundo Dra. Euza Missano, Curadora dos Direitos à Saúde, o exame de espirometria é fundamental para detecção de patologias respiratórias e é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, mas que o Município de Aracaju, por problemas com o prestador contratado, não mantém a oferta regular.

A Promotora de Justiça explicou que se o Município não dispõe o serviço, pode contratar instituições privadas para a realizar o exame. “O SUS poderá apresentar, algumas vezes, carências físicas e humanas, e, se as instituições públicas não são suficientes para atender a demanda, é permitida a contratação de instituições privadas, preferencialmente Fundações, através da celebração de contrato ou convênio, seguindo as diretrizes do Sistema”.

Fonte:  MP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário