quinta-feira, 7 de novembro de 2013

DR. GONZAGA ALERTA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA.

Em pronunciamento realizado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) destacou a campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo alertar a população masculina sobre a necessidade de prevenir o câncer de próstata, assim como aconteceu com o Outubro Rosa, em prol da conscientização da prevenção do câncer de mama nas mulheres. “É importante divulgar, esclarecer, sensibilizar e incentivar os homens, especialmente aqueles que estão na faixa etária acima de 45 anos, a realizar os exames de detecção precoce do câncer de próstata, porque quando a doença é diagnosticada na sua fase inicial, tem muita chance de sucesso no tratamento”, alertou o médico e vereador Dr. Gonzaga.

O vereador apresentou dados da Sociedade Brasileira de Urologia, que mostram que quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. “Embora a maioria dos homens associe a prevenção da doença com o temido exame de toque retal, como médico, eu gostaria de esclarecer que o exame do PSA, que é um exame normal de sangue, é considerado pela classe médica como a forma mais eficaz para detecção de câncer de próstata em sua fase inicial”, informou.

O parlamentar lembrou que o teste é recomendado como exame de rotina, mas, infelizmente, o número de homens que realizam o exame no Brasil ainda é muito pequeno. “Isso se deve em parte à falta de hábito do homem de ir ao médico com regularidade, especialmente para se submeter a exames preventivos, e também por razões econômicas, devido ao custo dos exames, quando realizados na rede particular”, argumentou.  

 Dr. Gonzaga aproveitou para informar a população da Lei nº 4101, de sua autoria, que já está em vigor desde 2011, determinando que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize gratuitamente o exame sanguíneo de PSA para homens com idade igual ou superior a 45 anos. “Quero aproveitar, também, para pedir a secretária Goretti Reis para que observe o cumprimento dessa Lei na rede pública de saúde, para que possamos cuidar melhor da saúde da nossa população”, concluiu o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário