quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SERGIPE SERÁ PIONEIRO EM PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO.

Mais um programa cujo modelo aplicado em Sergipe servirá de modelo para todo o Brasil. Esta foi a informação trazida pelo diretor de Saúde Ambiental da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, durante uma visita realizada ao governador em exercício, Jackson Barreto, na manhã desta quinta-feira, 7, no Palácio de Veraneio. O encontro também contou com a presença do superintendente da Funasa em Sergipe, Lourival Júnior.

Para o governador em exercício, a presença do diretor da Funasa é uma prova do prestígio de Sergipe perante a instituição. “Isso também demonstra a importância do trabalho das nossas lideranças do Governo do Estado, o trabalho do deputado federal Rogério Carvalho diante da Funasa, com foco nas assistências aos municípios sergipanos, já que, a partir de 2014, quem não tiver os projetos encaminhados estará impedido de acessar a recursos. Essa é uma iniciativa muito importante da Funasa, nessa parceria que tem trazido muitos resultados positivos para o nosso estado”, avaliou Jackson Barreto.

O governador lembrou que, na avaliação dos projetos enviados à Funasa, cerca de 12 municípios sergipanos foram selecionados com recursos para saneamento, serviços de drenagem, abastecimento de água, preservação e educação ambiental, entre outros aspectos diretamente relacionados à qualidade de vida da população. “Não tenho a menor dúvida da importância do trabalho que a Funasa vem executando em nosso estado e, com essa nova perspectiva, intensificaremos cada vez mais um trabalho com foco no meio ambiente e na saúde da população”, sintetizou Jackson Barreto.

Ações

O diretor da Funasa está em Sergipe para um evento envolvendo 28 municípios ribeirinhos do Baixo São Francisco direcionado ao fomento de ações de saúde e meio ambiente e aproveitou para realizar uma visita ao governador em exercício para apresentar as diretrizes da iniciativa que visa dotar os municípios sergipanos de seus respectivos planos de saneamento básico. “Viemos apresentar essas iniciativas que estamos desenvolvendo em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto Federal de Sergipe e da Funasa, onde dotaremos 40 municípios sergipanos com esses planos, já buscando atender a uma legislação que vinculará o envio de recursos federais à existência de um plano consolidado”, explicou Henrique Pires.

Destaque Nacional

Ainda de acordo com o diretor, as equipes técnicas responsáveis por essa elaboração serão contratadas em breve. “A partir de 2014 os municípios que não contarem com um plano municipal de saneamento básico estarão impedidos de receber recursos para saneamento, água, esgoto, drenagem, coleta e tratamento de resíduos sólidos oriundos de todo o Governo Federal. A Funasa de Sergipe sai na frente providenciando o plano para 40 municípios, além de outros 16 que tem convênio direto com a Funasa”, destacou Henrique Pires.

Além disso, ainda segundo o diretor, o projeto de fomento às ações de saúde e educação na calha do rio São Francisco, será utilizado como referência para todo o país. “Daqui sairá o exemplo para o Brasil. Em dezembro, na próxima reunião ampliada com todos os superintendentes da Funasa, comemorando os 50 anos da instituição, nós vamos levar o projeto daqui envolvendo ‘Educação Ambiental para Reciclagem’ para ser apresentado a todo o Brasil. Sergipe está de parabéns, pois está dando exemplo a todo o país”, ressaltou Pires.

Investimentos e Capacitação

Para o convênio envolvendo as ações de educação, saúde e meio ambiente em 28 municípios estão sendo destinados R$ 1,6 milhão. Já para a confecção dos planos municipais de saneamento, estão sendo investidos R$ 1,2 milhão em recursos da Funasa, sem contrapartida do Estado, além de diversos outros investimentos em ações executadas em municípios sergipanos.

Já o superintendente em Sergipe, Lourival Júnior, destacou a importância da parceria com órgãos estaduais e federais. “Através do IFS faremos a capacitação dos técnicos municipais, que vão acompanhar os planos juntamente com a equipe que será contratada para este fim. Desde o primeiro momento, a Deso e a Sedurb participaram das discussões conosco, e queremos intensificar essas parcerias e a dinâmica entra a Funasa, o IFS a Sedurb e, principalmente, as administrações municipais no gerenciamento dessa iniciativa”, apontou o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário