Foto: Pedro Leite
"As fortes chuvas que caíram em Aracaju nos últimos dias provocaram o colapso da rede de drenagem. Alguns fatores contribuíram para isso: a quantidade de chuvas previstas para todo o mês de novembro caiu em apenas algumas horas; o fenômeno de maré alta coincidente às chuvas. Mas um fato contribuiu para os pontos de alagamentos: o lixo jogado em vias públicas ou próximo a bocas-de-lobo, canais e bueiros".
O tom de alerta do secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, pode ser traduzido como um apelo aos aracajuanos para que evitem lançar nas vias lixo, restos de construção e dejetos humanos. Segundo o secretário, a capacidade de absorção das águas pluviais fica comprometida com os entulhos que obstruem a drenagem.
Luiz Durval também informa que a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), possui um eficiente serviço de coleta de lixo e de limpeza dos canais de toda a cidade. O órgão municipal, inclusive, tem trabalhado em regime de mutirão para manter ruas e avenidas de Aracaju limpas.
"Temos acompanhado as ações da Emsurb por toda a capital. Enquanto a Emsurb, diariamente, realiza ações de coleta de lixo e limpeza das vias, nós da Emurb, executamos ações preventivas de desobstrução dos canais de micro-drenagem. Agora, para que o trabalho dos órgãos da prefeitura alcance os resultados esperados, é importante que a população colabore, evitando jogar lixo na rua e fiscalizando quem tenha essa postura incorreta", apela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário