sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CHUVAS QUE ESTÃO OCORRENDO NA CAPITAL SERGIPANA PODERÃO SE ESTENDER ATÉ A PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO.

As chuvas continuarão a cair até a primeira quinzena de setembro. A primavera, estação que se inicia em 22 de setembro, promete temperatura moderada. A mínima estará em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Já para os próximos meses, a situação poderá ser crítica. Caso o fenômeno El Niño se intensifique no Oceano Pacífico, a tendência para os meses de novembro em diante é de redução acentuada de chuvas para a região Nordeste, com grande repercussão para o semi-árido sergipano. O alerta é do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com as explicações do meteorologista da Semarh, Overland Amaral, o fenômeno El Niño, instalado no Oceano Pacífico, produz correntes de água aquecidas e os efeitos dessas correntes reduzem as chuvas no norte e nordeste do Brasil. Aumentando por sua vez as precipitações para as regiões sul e sudeste do país, a exemplo de Santa Catarina.

Overland explica ainda que até o mês de novembro o semi-árido sergipano não sentirá ainda o efeito da estiagem devido à quantidade de chuvas que caíram nesses últimos meses. "O armazenamento de águas de açudes e barragens de precipitação garantirá a água, porém ao final de novembro pra início de dezembro, caso o El Nino se intensifique no pacífico, a probabilidade é que ocorra uma estiagem acentuada em todo o nordeste", justifica.

Chuvas

As chuvas que deverão cair até meados de setembro estão dentro de um quadro de normalidade, e em torno da média histórica. Sem receios maiores para descarga elétrica, inundações ou outras características ocorrentes de precipitações de período chuvoso. A previsão climática prevê para o trimestre setembro, outubro e novembro (SON) apenas maior probabilidade de chuvas acima da média nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário