sábado, 29 de agosto de 2009

HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE TRANSFERE TEMPORARIAMENTE PRONTO SOCORRO PARA O CIRURGIA.

Desde a última terça-feira, 25, a assistência aos pacientes clínicos do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) está sendo realizada nas dependências do Hospital Cirurgia. A transferência dos serviços aconteceu devido às obras do novo Pronto-Socorro (PS) Adulto que terá sua capacidade ampliada, com inauguração prevista para 2010.

"A equipe de engenharia precisava demolir parte da estrutura que formava os pilares do antigo centro cirúrgico no piso superior. Diante da necessidade, fizemos a remoção gradativa dos 51 leitos existentes na Área Verde Clínica, sem prejuízos para os pacientes", explica o gerente Tony Nino, acrescentando que toda a retaguarda foi garantida pelas ambulâncias do Huse com o apoio do Samu 192 Sergipe.

Fluxo

De acordo com a coordenadora do PS Adulto, Paula Helena de Azevedo, assim que o paciente com características clínicas (dores ou sintomas que não sejam provocados em decorrência de traumas) chegar ao Huse, ele terá os primeiros atendimentos no local e, em seguida, será transferido. "O fluxo precisa acontecer desta forma porque o Huse é a única porta aberta para esses casos. Por isso, o ideal é que os pacientes continuem se dirigindo para o Hospital de Urgência", informa Paula Helena.

Foi deste modo que procedeu o agricultor José Ferreira, que precisa de acompanhamento específico para o chamado ‘pé diabético'. Seu problema de saúde já demonstra algumas complicações por conta da atividade que exerce no campo. "Começaram a aparecer algumas feridas que não cicatrizam. Graças a Deus, as enfermeiras foram bem atenciosas e agora estou me preparando para ser transferido e, se for necessário, fazer uma operação", conta José.
Segundo o diretor geral do Hospital Cirurgia, Gilberto Santos, a unidade se encontra com uma equipe pronta para garantir esse suporte. "Temos uma escala de diaristas com cerca de seis clínicos gerais. Dispomos ainda de especialistas como vasculares, cardiologistas e neurologistas, que também atuam dando resolutividade aos casos encaminhados para a nossa unidade", ressalta.

Obras

No lugar das macas, surge um novo cenário. É com a pressa de quem espera concretizar um sonho coletivo, que os operários começam a demarcar os pontos onde serão cravadas as estacas indispensáveis para a fundação do prédio que abrigará a nova UTI do Huse. Segundo o mestre de obras, Cenival Caetano dos Santos, esse procedimento é extremamente importante para garantir a segurança da estrutura.

"Já iniciamos a locação do espaço e agora é só preparar tudo direitinho para a perfuração das lajes. Até nós estamos na contagem regressiva e a ansiedade não é à toa, afinal, esse hospital também nos pertence como cidadãos," completa Cenival. As obras no Huse seguem o cronograma previsto. Os investimentos do Governo do Estado na unidade somam R$ 17 milhões e o resultado esperado é mais conforto e qualidade no atendimento de urgência e emergência ao usuário do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário