segunda-feira, 31 de agosto de 2009

HÁBITO DE JOGAR LIXO EM CANAIS DIFICULTA TRABALHO DA EMURB.

Apesar dos prejuízos causados à população, jogar lixo nos canais é uma prática ainda comum, que pode ser vista diariamente em vários pontos da capital sergipana. Para combater os efeitos negativos desse hábito e garantir uma cidade sempre limpa, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza a manutenção permanente dos canais, retirando resíduos, impurezas e todo tipo de lixo depositado pela própria população.

Durante as ações de limpeza, além de lama e dejetos, também são retirados outros tipos de resíduos, como restos de materiais de construção e lixo doméstico. Até sofás e vasos sanitários já foram encontrados nos canais. Segundo o coordenador de limpeza da Emsurb, José Reinaldo de Souza, esses materiais atrapalham o trabalho das equipes.

"Quando a pessoa joga um sofá, por exemplo, bloqueia todo tipo de resíduo que deveria escoar pelo canal. Isso acaba entupindo as bocas de lobo e impedindo a passagem da água, o que dificulta o nosso serviço", conta.

Apesar disso, o coordenador afirma que, graças ao trabalho realizado frequentemente pelas equipes de limpeza, não são comuns transbordamentos de canais ocasionados pelo lixo depositado em lugar indevido. "Em alguns locais o transbordamento ocorre, mas é motivado pelo grande volume de chuva ou pela influência da maré, não por causa da falta de limpeza", garante Reinaldo.

Métodos

O trabalho de limpeza é executado de três maneiras: a mecanizada, feita anualmente no período que antecede o inverno; a manual, feita de três em três meses em todos os canais da cidade; e através do método de barragem, feito uma vez por ano nos canais onde a forma mecanizada não é viável.

O coordenador de limpeza explica que o método de barragem está sendo utilizado há cerca de dois anos, mas já mostra bons resultados. "A gente represa a água e retira todos os resíduos. Em alguns canais, as máquinas têm dificuldade de acesso, e nesse caso a drenagem é um método bastante eficiente", avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário