sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SERGIPE MANTÉM TENDÊNCIA DE QUEDA NAS NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE DENGUE.

Os casos de dengue em Sergipe este ano apresentaram uma redução significativa em relação ao ano passado. E essa tendência de queda permanece. Pelo menos é o que demonstra o mais recente balanço da doença no país, divulgado pelo Ministério da Saúde esta semana. Na média nacional, o percentual de redução nas notificações da doença em 2009 atingiu os 47,9%.

Dados do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informam que, até o mês de julho, foram notificados 3.259 casos em Sergipe. Durante os primeiros sete meses de 2008, esse número já chegava a 34.188, o que representa uma diminuição de 90,46%. Quanto aos casos confirmados, até julho do ano passado, foram 25.370 e, neste ano, 466, uma redução de 98,17%.

Segundo Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, a redução é muito expressiva. “Graças a todo um trabalho desenvolvido através da parceria entre os governos Federal, Estadual e municipais, conseguimos controlar a dengue em Sergipe”, disse, ao citar também a contribuição dada pela imprensa e, principalmente, pela população, que se tornou vigilante dos focos do mosquito transmissor.

Apesar da situação mais tranquila, o alerta continua, tendo em vista que o risco de uma epidemia é constante. “O vírus está circulando e, como boa parte da população foi acometida pela dengue, aumenta-se a suscetibilidade. Isso quer dizer que as pessoas que já tiveram a doença uma vez podem ter a segunda mais forte e a terceira mais grave”, informou Sidney.

Por esse motivo, acrescenta ela, o trabalho deve ser contínuo, uma vez que as ações mais eficazes estão no campo da prevenção e do controle do vetor. Para o próximo mês, a SES já planeja o lançamento do plano de contingência 2009/2010. “Em setembro, devemos todos retomar as atividades de combate ao vetor, porque é neste período que o clima começa a esquentar e em agosto vem chovendo muito”, alerta.

Brigada estadual

A brigada estadual de combate a dengue, que no primeiro semestre do ano ajudou a reduzir significativamente os índices em Sergipe, já foi reconvocada e se prepara para voltar a campo. O grupo, formado por cerca de 130 pessoas que vinham atuando de forma itinerante, estava em recesso desde meados de julho, quando as chuvas começaram a ficar mais intensas.

De janeiro a julho, a brigada de combate à dengue conseguiu visitar os imóveis de 51 cidades, o que corresponde a quase 70% do total de municípios sergipanos. A ordem das visitas teve como critério o índice de infestação do Aedes aegypti apresentado pelas gestões municipais. Em alguns, o grupo passou duas vezes, como em Tobias Barreto e Pirambu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário