quinta-feira, 27 de agosto de 2009

COMISSÃO DE DEPUTADOS VISITAM O BAIRRO SANTA MARIA, PERIFERIA DE ARACAJU, E COMPROVAM QUE NÃO EXISTEM OBRAS DO PAC.

Uma comissão formada por Deputados Estaduais visitou agora a pouco o bairro Santa Maria, zona Sul de Aracaju, com o objetivo de dar continuidade as atividades da Comissão de Fiscalização das Obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na comunidade, proposta pela deputada estadual Suzana Azevedo (PSC). Além da governista, também participaram da visita os deputados Venâncio Fonseca (PP), Augusto Bezerra (DEM), Celinha Franco (DEM), Arnaldo Bispo (DEM) e Antonio Passos (DEM). Segundo os deputados da oposição, consta no relatório de ações do PAC que o governo federal já liberou mais de R$ 31,6 milhões para a realização de serviços no bairro.

Assim que chegaram ao Santa Maria, os deputados seguiram a pé pelas ruas do bairro e logo constataram as ruas esburacadas e cheias de lama, sem saneamento básico e sem condições do tráfego de veículos, e com um acúmulo grande de lixo, o que pode contribuir para a proliferação de ratos e insetos. Esse cenário foi o mesmo registrado em praticamente todas as ruas do bairro.

O vice-líder da bancada de oposição, deputado Augusto Bezerra, visitou vários moradores, conversou e pegou o maior número de informações possível. “Eu lamento e vejo tudo isso como uma grande brincadeira com o povo pobre de Aracaju. O sétimo balanço do PAC revela que o governo federal gastou mais de R$ 31,6 milhões no Santa Maria. E todos estão presenciando esgotos abertos, doenças nas crianças e ruas intransitáveis. As pessoas estão revoltadas com esta situação subhumana. Com tanto dinheiro, esse é o exemplo claro que a Prefeitura de Aracaju e o governo do Estado não se preocupam com o povo pobre”, comentou.

O líder da oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca, também fez uma avaliação da visita. “Nós viemos verificar as obras do PAC e nós constatamos que não existe obra. É uma situação desumana a que estas pessoas estão submetidas. Nós estamos ouvindo a população e é reclamação total. Isso é uma vergonha, tanto para a Prefeitura de Aracaju quanto para o Governo do Estado”.

“É lastimável que, em pleno século XXI, a gente veja essas pessoas nesta situação calamitosa, a mercê de doenças contagiosas. É uma falta de respeito com estas pessoas pela falta de saneamento básico na área. A gente espera que o Ministério Público e as demais autoridades venham conferir de perto esta realidade”, clamou a deputada Celinha Franco.

O deputado Antônio Passos disse que “nós estamos observando aqui o descaso da Prefeitura de Aracaju e do governo de Sergipe. Já era para estas ruas estarem devidamente prontas para essa população. Tem mais de um ano que o PAC priorizou esta área e a do Coqueiral, mas até agora não vimos obra alguma”, lamentou.

“Nós estamos em um mar de lama. As ruas estão intransitáveis e a condição de vida é subhumana. Coloca-se como concluídas as obras do PAC. As autoridades competentes precisam investigar isso e a PMA e o governo do Estado devem realizar de fato as obras. O que não se pode é enganar a população”, analisou o também deputado Arnaldo Bispo.

Por fim, a deputada Suzana Azevedo disse que “nós estamos acompanhando que não existem obras ainda. A gente tem consciência que a secretária Lucia Falcon e o governador se esforçaram para conseguir os recursos, mas infelizmente o prefeito de Aracaju não executa nada! As pessoas sonhavam em ver suas ruas calçadas, o dinheiro está na conta e a obra não sai do papel! Agora nós buscar informações junto aos órgãos competentes para saber o porquê destas obras não terem sido feitas”, assegurou.

Como próximos encaminhamentos, a Comissão de Fiscalização das Obras do PAC deve procurar à Prefeitura de Aracaju, a Deso, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, para investigar a aplicação dos recursos destinados para as obras e o andamento delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário