Sergipe deu nesta segunda-feira, 3, o segundo passo em direção a um projeto considerado prioritário para o desenvolvimento do Estado e para a consolidação da atual política de turismo: a reforma do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Isso porque o governador Marcelo Déda e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, assinaram no Palácio dos Despachos mais um acordo para as obras de ampliação.
“Temos consciência de que nos últimos tempos o Governo Federal tem buscado modernizar os aeroportos para ampliar o peso do turismo na economia. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando para oferecer conforto aos passageiros, para melhorar as operações e ampliar a segurança dos terminais. Sergipe não poderia ficar distante deste momento. Num primeiro momento definimos o objeto do convênio, estabelecemos as responsabilidades dos entes, e agora estamos afunilando as obrigações do Estado de Sergipe”, frisou Déda.
Com a última intervenção sofrida no final dos anos 90, o aeroporto já apresenta limitações. “Essas limitações podem se transformar em gargalos para o desenvolvimento econômico e para consolidação da política de turismo. O primeiro desses gargalos é a extensão da pista e o pátio de estacionamento. Hoje eles são limitados. Muito embora o aeroporto tenha possibilidade de receber aeronaves maiores, se elas estiverem com a capacidade de passageiros completa, não podem sair daqui com tanques cheios por causa da dimensão da pista”, explicou o governador.
Outro problema é que o aeroporto ficou pequeno. “Há dois anos o aeroporto ainda tinha condições plenas de operar, mas com o trabalho que temos feito para desenvolver o turismo, experimentamos o aumento de vôos para Aracaju. Ao lado disso, o crescimento da economia sergipana nos põe num momento justo de reivindicar um terminal de cargas adequado para que o modal aeroportuário possa se incorporar nas alternativas de exportação do nosso mercado”, destacou Marcelo Déda.
Segundo o presidente da Infraero, a reforma deixará o aeroporto de Aracaju no mesmo patamar dos demais aeroportos brasileiros. “Queremos deixá-lo com as mesmas características de conforto, funcionalidade e segurança que as demais capitais. Nós tratamos com muito profissionalismo esse trabalho desde o início, construímos uma solução. A partir desse convênio, já começamos a desenvolver os projetos da pista e do terminal. Tão logo os projetos estejam concluídos nos daremos inicio a licitação”, informou.
A previsão é de que ainda este ano sejam abertas as licitações de estudos e projetos para aumento da pista e adequação do terminal de carga. “Nós acreditamos que em até oito meses tenhamos os projetos concluídos. A partir de então, nós daremos início a licitação. Imaginamos que até 2013 teremos um novo aeroporto”, afirmou o brigadeiro Nicácio da Silva.
Responsabilidades
A estimativa é sejam investidos R$ 270 milhões na obra. Dos R$ 20 milhões provenientes do Governo de Sergipe, R$ 5 milhões serão para projeto de infraestrutura aeroportuária e R$ 15 milhões no desmonte do morro da Piçarreira. Já os recursos do Governo Federal serão destinados da seguinte forma: R$ 150 milhões para o novo Terminal de Passageiros, R$ 35 milhões para o sistema viário interno, R$ 50 milhões para ampliação do pátio de aeronaves e de helipontos e R$ 15 milhões na ampliação da pista.
Ficará sob responsabilidade de Sergipe contratar a elaboração dos estudos e projetos básicos e executivos; desapropriar as áreas vizinhas que serão incorporadas pelos passageiros; elaborar os estudos ambientais exigidos e obter o licenciamento ambiental para as obras.
Já a Infraero vai elaborar os termos de referência para a contratação dos estudos e projetos básicos e executivos, e prover suporte técnico na elaboração destes estudos. Após a emissão da licença prévia ambiental das obras e ações que constituem o objeto deste instrumento, outro acordo será assinado e a Infraero se responsabilizará pelas despesas de construção do novo Terminal de Passageiros e adequação do atual Terminal de Passageiros para novo Terminal de Cargas; além do reforço da pista de decolagem dos atuais 2,2 mil metros para até 2.970 metros de comprimento.
Futuro
O governador Marcelo Déda lembrou que este é também uma das preparações para Sergipe disputar a candidatura de sub-sede da Copa do Mundo de 2014. “Precisamos estar preparados para este evento. Isso vai oferecer uma imensa visibilidade para o país. Muitas cidades que não sediarão uma chave da seleção poderão hospedar seleções e, com isso, também garantir uma visibilidade significativa durante o evento”, lembrou.
Déda fez questão de lembrar que esta obra contou com o apoio do brigadeiro Nicácio. “No início de 2008, recebemos a diretoria da Infraero. Na época, o brigadeiro era diretor de operações. É meu dever reconhecer que a prioridade dada pela Infraero a esse projeto deve-se, sobretudo, a ele. Na reunião primeira que fizemos, foi ele quem me disse da possibilidade de fazermos uma intervenção maior da que pretendíamos. Os sergipanos são gratos pela sua compreensão da importância desse investimento para o futuro do nosso estado”, agradeceu.
Prefeitura
Durante a solenidade, a Prefeitura de Aracaju e a Infraero assinaram um acordo para inserir no plano diretor da cidade o planejamento aeroportuário municipal e controle de uso e ocupação do solo no entorno do terminal.
“Temos uma legislação internacional que exige que no máximo até março de 2012 não poderá haver mais nenhum obstáculo à rampa de acesso do aeroporto. As cidades que tenham essas restrições terão suas operações suspensas, o que praticamente inviabiliza a operacionalização do aeroporto. O primeiro acordo que a Infraero celebra nesse sentido é com a Prefeitura de Aracaju”, destacou o brigadeiro.
O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, fez questão de salientar o pioneirismo de Aracaju. “Estamos saindo na frente. Ao assinarmos esse convênio com a Infraero, evitamos que aconteça com a nossa cidade o que está acontecendo com outras capitais, onde no entorno do aeroporto prédios acima do permitido são construídos e inviabilizam o crescimento da estação”, reforçou. “O Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju estão trabalhando juntos para o nosso desenvolvimento”, finalizou.
“Temos consciência de que nos últimos tempos o Governo Federal tem buscado modernizar os aeroportos para ampliar o peso do turismo na economia. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando para oferecer conforto aos passageiros, para melhorar as operações e ampliar a segurança dos terminais. Sergipe não poderia ficar distante deste momento. Num primeiro momento definimos o objeto do convênio, estabelecemos as responsabilidades dos entes, e agora estamos afunilando as obrigações do Estado de Sergipe”, frisou Déda.
Com a última intervenção sofrida no final dos anos 90, o aeroporto já apresenta limitações. “Essas limitações podem se transformar em gargalos para o desenvolvimento econômico e para consolidação da política de turismo. O primeiro desses gargalos é a extensão da pista e o pátio de estacionamento. Hoje eles são limitados. Muito embora o aeroporto tenha possibilidade de receber aeronaves maiores, se elas estiverem com a capacidade de passageiros completa, não podem sair daqui com tanques cheios por causa da dimensão da pista”, explicou o governador.
Outro problema é que o aeroporto ficou pequeno. “Há dois anos o aeroporto ainda tinha condições plenas de operar, mas com o trabalho que temos feito para desenvolver o turismo, experimentamos o aumento de vôos para Aracaju. Ao lado disso, o crescimento da economia sergipana nos põe num momento justo de reivindicar um terminal de cargas adequado para que o modal aeroportuário possa se incorporar nas alternativas de exportação do nosso mercado”, destacou Marcelo Déda.
Segundo o presidente da Infraero, a reforma deixará o aeroporto de Aracaju no mesmo patamar dos demais aeroportos brasileiros. “Queremos deixá-lo com as mesmas características de conforto, funcionalidade e segurança que as demais capitais. Nós tratamos com muito profissionalismo esse trabalho desde o início, construímos uma solução. A partir desse convênio, já começamos a desenvolver os projetos da pista e do terminal. Tão logo os projetos estejam concluídos nos daremos inicio a licitação”, informou.
A previsão é de que ainda este ano sejam abertas as licitações de estudos e projetos para aumento da pista e adequação do terminal de carga. “Nós acreditamos que em até oito meses tenhamos os projetos concluídos. A partir de então, nós daremos início a licitação. Imaginamos que até 2013 teremos um novo aeroporto”, afirmou o brigadeiro Nicácio da Silva.
Responsabilidades
A estimativa é sejam investidos R$ 270 milhões na obra. Dos R$ 20 milhões provenientes do Governo de Sergipe, R$ 5 milhões serão para projeto de infraestrutura aeroportuária e R$ 15 milhões no desmonte do morro da Piçarreira. Já os recursos do Governo Federal serão destinados da seguinte forma: R$ 150 milhões para o novo Terminal de Passageiros, R$ 35 milhões para o sistema viário interno, R$ 50 milhões para ampliação do pátio de aeronaves e de helipontos e R$ 15 milhões na ampliação da pista.
Ficará sob responsabilidade de Sergipe contratar a elaboração dos estudos e projetos básicos e executivos; desapropriar as áreas vizinhas que serão incorporadas pelos passageiros; elaborar os estudos ambientais exigidos e obter o licenciamento ambiental para as obras.
Já a Infraero vai elaborar os termos de referência para a contratação dos estudos e projetos básicos e executivos, e prover suporte técnico na elaboração destes estudos. Após a emissão da licença prévia ambiental das obras e ações que constituem o objeto deste instrumento, outro acordo será assinado e a Infraero se responsabilizará pelas despesas de construção do novo Terminal de Passageiros e adequação do atual Terminal de Passageiros para novo Terminal de Cargas; além do reforço da pista de decolagem dos atuais 2,2 mil metros para até 2.970 metros de comprimento.
Futuro
O governador Marcelo Déda lembrou que este é também uma das preparações para Sergipe disputar a candidatura de sub-sede da Copa do Mundo de 2014. “Precisamos estar preparados para este evento. Isso vai oferecer uma imensa visibilidade para o país. Muitas cidades que não sediarão uma chave da seleção poderão hospedar seleções e, com isso, também garantir uma visibilidade significativa durante o evento”, lembrou.
Déda fez questão de lembrar que esta obra contou com o apoio do brigadeiro Nicácio. “No início de 2008, recebemos a diretoria da Infraero. Na época, o brigadeiro era diretor de operações. É meu dever reconhecer que a prioridade dada pela Infraero a esse projeto deve-se, sobretudo, a ele. Na reunião primeira que fizemos, foi ele quem me disse da possibilidade de fazermos uma intervenção maior da que pretendíamos. Os sergipanos são gratos pela sua compreensão da importância desse investimento para o futuro do nosso estado”, agradeceu.
Prefeitura
Durante a solenidade, a Prefeitura de Aracaju e a Infraero assinaram um acordo para inserir no plano diretor da cidade o planejamento aeroportuário municipal e controle de uso e ocupação do solo no entorno do terminal.
“Temos uma legislação internacional que exige que no máximo até março de 2012 não poderá haver mais nenhum obstáculo à rampa de acesso do aeroporto. As cidades que tenham essas restrições terão suas operações suspensas, o que praticamente inviabiliza a operacionalização do aeroporto. O primeiro acordo que a Infraero celebra nesse sentido é com a Prefeitura de Aracaju”, destacou o brigadeiro.
O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, fez questão de salientar o pioneirismo de Aracaju. “Estamos saindo na frente. Ao assinarmos esse convênio com a Infraero, evitamos que aconteça com a nossa cidade o que está acontecendo com outras capitais, onde no entorno do aeroporto prédios acima do permitido são construídos e inviabilizam o crescimento da estação”, reforçou. “O Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju estão trabalhando juntos para o nosso desenvolvimento”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário