quarta-feira, 20 de junho de 2012

CPtran REALIZA BLITZ EDUCATIVA EM ALUSÃO AOS QUATRO ANOS DA LEI SECA.

Na manhã desta quarta-feira, 20, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE, através da Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran, realizou uma blitz educativa em comemoração aos quatro anos de implantação da Lei 11.705/2008, conhecida como Lei Seca. A operação aconteceu na Avenida Beira Mar e contou com o efetivo de 20 policiais e a presença da ouvidoria do Detran/SE.

No momento da abordagem, os condutores ouviam informações a respeito da quantidade de acidentes registrados após a ingestão de bebidas alcoólicas e recebiam um material que trazia o que acontece com quem é pego dirigindo ou pilotando alcoolizado. Além disso, demostravam seu apoio à operação aceitando o adesivo da campanha.

De acordo com o comandante da CPTran, capitão Fábio Machado, a pessoas entenderam o objetivo da blitz e se mostraram bastante solícitas. “Ontem a Lei Seca completou quatro anos e para comemorar fizemos essa blitz. A receptividade da população está boa, porque a ação comprova que nós não queremos multar, mas sim prevenir acidentes. O foco hoje é a educação, conscientização”, ressaltou o capitão.

Quem passava pelo local dava apoio à iniciativa. “Ações como essa são muito importantes para conscientizar, porque me parece que as pessoas perderam a noção do perigo. Elas tem que entender que álcool não combina com direção de jeito nenhum”, disse a condutora Girleide Santos, 31 anos.

Em um balanço dos efeitos da Lei nos últimos quatro anos, o capitão Machado afirmou que apesar do aumento de casos divulgados, aos poucos as pessoas estão se tornando mais conscientes. “Em 2011 nós registramos 300 notificações e 57 prisões, em 2012, até ontem tínhamos o total de 302 notificações e 73 prisões. Entretanto, posso dizer que mesmo já tendo superado todo o ano passado nos registros, é notável a melhoria no comportamento dos condutores. O aumento dos números deve-se à intensificação da fiscalização”, explicou.

Ainda segundo o capitão, a previsão é de que as fiscalizações continuem intensas, principalmente em época de festas, como o período junino. “Lembramos a todos que durante os festejos juninos realizaremos blitz todas as noites, como uma forma de evitar que aqueles que insistem em beber e dirigir coloquem suas vidas e as de outras pessoas em risco. Para chegar ao nível de conscientização que desejamos é necessário que a população se una e cada um faça a sua parte”, concluiu Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário