terça-feira, 19 de junho de 2012

FORRÓ CAJU RETORNA HOJE PARA 11 DIAS DE FESTA.

A pausa desta segunda, 18, dará o descanso e o estímulo que aracajuanos e turistas precisam para continuar festejando no Forró Caju 2012 – que segue, agora sem intervalos, até dia 29

Em apenas três dias de festa mais de 300 mil pessoas já passaram pelo maior arraial de Sergipe. O grande movimento e a animação do público marcaram todas as noites do evento desde a última sexta-feira, 15, e, aliados à tranquilidade e à segurança percebida pelos forrozeiros, dão o tom do que ainda está por vir em mais 11 dias de programação. A pausa desta segunda, 18, dará o descanso e o estímulo que aracajuanos e turistas precisam para continuar festejando no Forró Caju 2012 – que segue, agora sem intervalos, até o São Pedro.

Até o dia 29, quando a programação chega ao fim, dezenas de artistas reconhecidos nacionalmente e grandes nomes da música sergipana passarão pelos ambientes montados pela Prefeitura de Aracaju na área dos Mercados Municipais. No palco Luiz Gonzaga os grandes shows se alternam no espaço, que na realidade contém dois palcos. No palco Gerson Filho fica demonstrada a valorização do artista local. E no Arraial a cultura nordestina se manifesta através das quadrilhas e trios pé de serra.

Ciente de que a diversão e o sentimento de insegurança não andam juntos, a Prefeitura une o trabalho de diversos órgãos à organização da festa. Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e SAMU, por exemplo, estão presentes todas as noites garantindo, de forma integrada, a tranquilidade do Forró Caju. A SMTT, a Vigilância Sanitária, e o Conselho Tutelar também atuam diariamente para permitir que todos aproveitem os shows com segurança.

Organização

Para garantir uma noite de curtição e paz, o Corpo de Bombeiros conta com oito brigadistas, duas viaturas localizadas atrás do palco principal e a esquerda da entrada no mercado. Com 26 militares e ainda uma lancha localizada no rio Sergipe, além de balões sinalizadores para saída de emergência, os bombeiros atuam no socorro a maus súbitos e brigas, assim como previnem a superlotação.

Já a Guarda Municipal de Aracaju trabalha na segurança do evento com um efetivo de 230 pessoas, que sobe para 250 em dias de grandes atrações. A Guarda trabalha ao lado das polícias Militar e Civil, através de patrulhas e no combate a pequenos furtos. Os guardas também são responsáveis por todas as revistas para acesso à festa.

Representantes dos Conselhos Tutelares dos cinco distritos de Aracaju estão presentes no Forró Caju para garantir os direitos e a integridade física e moral de crianças e adolescentes. Além de auxiliarem no retorno à família de menores perdidos, os conselheiros também estão atentos para identificar e combater o trabalho infantil e o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.

Mais uma vez a Vigilância Sanitária marca presença no Forró Caju. Desde a abertura da festa, na sexta-feira, 15, os fiscais trabalham inspecionando todos os 200 pontos de comércio, incluindo bares, tendas, capetas, isopores e ambulantes. Durante a inspeção são verificadas as condições do isopor, canudos, bisnagas de condimentos e as condições dos alimentos, se estão próximos do chão e devidamente embalados.

Através de canalização e sinalização instaladas nos principais cruzamentos da área central de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atua nesta 19ª edição de Forró Caju para proporcionar segurança e fluidez no trânsito. Por noite, 22 profissionais da SMTT estão em operação para controlar o trânsito nos principais cruzamentos e vias circunvizinhas ao mercado central.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), por sua vez, está de prontidão durante todo o período do Forró Caju. Foi montado um posto avançado ao lado do palco Luiz Gonzaga. Nele estão disponíveis 16 leitos, sendo 14 destinados à baixa complexidade e outros dois para casos mais graves com estabilização. A equipe de plantão conta com três médicos, três enfermeiros e dez técnicos de enfermagem por noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário