segunda-feira, 18 de junho de 2012

FISCALIZAÇÃO ENCONTRA IRREGULARIDADES EM BALANÇAS DE BAGAGENS EM AEROPORTOS.

Uma operação do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado de São Paulo constatou que muitas balanças usadas pelas companhias aéreas para pesar as bagagens dos passageiros nos aeroportos da região metropolitana de São Paulo não registravam o peso correto. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, das 200 balanças que fiscalizadas, 30 estavam desreguladas. Em Congonhas, na zona sul da capital paulista, das 37 balanças fiscalizadas, 14 estavam irregulares.

Segundo o superintendente do Ipem, José Tadeu Rodrigues Penteado, “mesmo as balanças que registraram peso inferior ao que realmente tinha na mala representam um risco para o consumidor. Isso porque os aviões decolam com peso acima do estimado”.

A operação ocorreu na semana passada, mas os resultados só foram divulgados hoje (18) pelo instituto. Os erros mais flagrantes foram encontrados em Guarulhos, onde as balanças variaram de 7,5 quilos (kg) a menos a 3,5 kg a mais que o peso real do volume embarcado. Lá, a responsabilidade pelas balanças é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em Congonhas, onde a responsabilidade é de cada companhia aérea, das 14 balanças irregulares encontradas, cinco são da TAM, oito da Gol e uma da Avianca. Procurada pela Agência Brasil, a Avianca respondeu que o problema já foi solucionado na sexta-feira (15).

A TAM, por meio de nota, informou que vai prestar as explicações necessárias à Infraero e que a empresa "realiza manutenções periódicas desses equipamentos com o objetivo de garantir seu bom funcionamento”.

A Gol, também por meio de nota, informou que faz um rigoroso processo de aferição nas balanças a cada mês. “A companhia ressalta que, após constatada a irregularidade, interrompeu a utilização dos equipamentos citados para que a situação fosse solucionada o mais breve possível. A empresa salienta ainda que responderá à notificação no prazo previsto e tomará as devidas providências internas para que o fato não volte a ocorrer”.

À Agência Brasil, a Infraero informou que equipes de manutenção da estatal e de uma empresa prestadora de serviço inspecionaram as balanças simultaneamente às interdições do Ipem e que foram feitos "os ajustes dos equipamentos e restabelecida a normalidade da operação de todas balanças, na mesma data".

Do total de balanças irregulares encontradas nos dois aeroportos, 33 foram interditadas pelo instituto paulista. As multas para as empresas, que têm dez dias para apresentar defesa, podem variar de R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Fonte: Agência Brasil (Elaine Patricia Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário