segunda-feira, 18 de março de 2013

ESCOLA DE ESPORTES PROFESSOR KARDEC É PIONEIRA NO PAÍS AO UTILIZAR O ESPORTE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO.


Um projeto que tem a marca do pioneirismo utilizando o potencial do esporte como ferramenta de inclusão social, e é direcionado a uma das comunidades mais carentes da capital sergipana. Esta é a função da Escola de Esportes Professor Kardec, que completará um ano no próximo mês de maio, e vem oferecendo a oportunidade da prática esportiva como elemento de socialização e educação e diversas crianças e adolescentes do bairro Santa Maria e comunidades adjacentes. Este é mais um dos investimentos marcantes do conjunto de realizações do Governo do Estado e que são motivo de comemoração durante o aniversário da capital.
Inaugurada pelo governador Marcelo Déda, com a presença do ministro dos Esportes Aldo Rebelo, em 31 de maio de 2012, a unidade educacional conta com uma estrutura apta a fornecer aos jovens de baixa renda a iniciação na prática esportiva, sobretudo na prática de artes marciais, como elemento de apoio à educação  e socialização. Lá são oferecidas as modalidades de Boxe, Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thay, Tae-kwon-do, Caratê e Kick Boxing, Basquetebol, além de Futsal, Futebol e Voleibol. A inciativa é tida como referência em todo o país e elogiada pelas principais instituições de estímulo à prática esportiva.
A ideia central é permitir que as crianças e adolescentes tenham  a oportunidade de participar destas práticas em horário alternado à sua frequência na escola, contando com equipamentos, material esportivo e lanche.
A unidade funciona nos três turnos, sendo que das 8 às 11h30, e das 14 às 17h30, os jovens contam com a prática esportiva (200 alunos em cada turno), e no turno da noite, são realizados cursos de capacitação direcionados prioritariamente aos pais dos alunos, mas que podem, a partir da disponibilidade de vagas, serem oferecidos a outras pessoas da comunidade.
A base dessa associação, a partir do conceito do programa Vida Alegre é a parceria entre as secretarias de Estado do Esporte e Lazer (responsável pelo espaço) e da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides) que compartilha as ações de capacitação e alguns custos operacionais da unidade. “Aqui, nós temos a realização de um sonho que é oferecer a prática esportiva aos jovens que estariam nas ruas sujeitos a diversos riscos e vulnerabilidades. Graças ao empenho do governador Marcelo Déda, Sergipe atingiu o pioneirismo ao concretizar essa conquista que só encontra similar em países como a China”, lembrou o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel.
Desempenho
De acordo com a diretora da unidade, a psicóloga Natalina Correia, os resultados proporcionados no aspecto da socialização e motivação dos alunos são notáveis. “Temos aqui exemplos de crianças e adolescentes que eram tidos como rebeldes e hoje apresentam uma evolução extremamente positiva tanto no aproveitamento escolar, quanto no relacionamento com a família e com a sociedade, que eram pontos críticos”, apontou. 
Ainda segundo a diretora, muitos dos alunos que iniciaram a prática esportiva logo no início das atividades da unidade são tidos como referência por sua dedicação, afinco e vontade de contribuir com os novos colegas. “Sem dúvida percebemos que muitos alunos conseguem extravasar a agressividade que tinham contida, e hoje se mostram pessoas muito mais dispostas a compartilhar e ajudar, a partir dos estímulos obtidos com a prática esportiva e as artes marciais”, avalia a diretora.
Interação
Outro aspecto que consolida o êxito da iniciativa é a participação dos pais dos alunos nos cursos de capacitação oferecidos no período noturno. “Percebemos que, em muitos casos, o próprio estímulo dos filhos fizeram os pais buscarem a interação com a unidade e a participação nos respectivos cursos que proporcionam uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho. Este é um aspecto fundamental para a interação da comunidade com a unidade”, revela a diretora, referindo-se aos cursos de Camareira, Agente de Limpeza, Frentista, dentre outros já realizados ou que ainda serão oferecidos pela escola.
Referências
Entre os alunos “veteranos” e que são tidos como referência pelos novos praticantes, está a pequena Lílian Natália Figueiredo, 12 anos, praticante de Kick Boxing. “No começo, eram meus pais que me mandavam vir para as aulas. Depois eu mesma fazia questão e passei a achar muito bom, pois vou aprendendo a me defender”, afirmou a garota que é admirada pelo afinco que demonstra nos treinamentos.
Outro aluno de dedicação exemplar é o jovem Marcelo dos Santos, 17, também aluno de Kick Boxing, mas que também já participou das aulas de Caratê e Tae-kwon-do. “Eu me identifiquei muito com o Kick Boxing e com as outras modalidades que eu tinha muita vontade de praticar e não tinha condições. Estou ansioso pelo exame de faixa para que eu consiga progredir no esporte”, revela o aluno.
Como é natural, as modalidades esportivas com bola também atraem uma importante parcela dos alunos que buscam muitas vezes aperfeiçoas o talento que já demonstram nas brincadeiras de rua. Este é o caso dos garotos Artur Felipe dos Santos e Gustavo Henrique Dantas, respectivamente, com 12 e 9 anos, que tem desempenho notável nas aulas de Futsal. “Eu gostei muito de aprender as coisas que o professor nos passou. Eu consegui melhorar muito o meu domínio de bola e jogo muito melhor com os meus colegas perto de casa”, revelou Artur Felipe.
Já o pequeno Gustavo Henrique, mesmo revelando que seu grande sonho é ser pastor, afirmou que gosta muito das coisas que aprende nas aulas de Futsal. “Eu aprendo coisas que  ensino a meu irmão menor e aos meus colegas da rua. O professor também nos ensina a se comportar e prestar atenção no que está sendo explicado, isto é muito bom para nós”, revela, eloquente, o garoto.
Grande Conquista
Para quem já era entusiasta do esporte na comunidade, a inauguração da escola se revelou como uma conquista sem precedentes para buscar oferecer um futuro melhor para os jovens do bairro. “Tudo isso aqui é um sonho que vemos realizado. O poder do esporte muda a vida de muitas pessoas e, além disso, pode revelar grandes talentos como verificamos em todo o país”, declara o instrutor da escolinha de Futebol, José Augusto Rosa, morador do Santa Maria há 13 anos, sendo que há 12 era responsável pela manutenção de uma escolinha que foi incorporada pelo projeto. “Antes nós fazíamos por amor e no sacrifício. Hoje, temos uma estrutura bem melhor e podemos oferecer uma grande alternativa para os jovens que viviam nas ruas rebeldes e sem perspectivas”, analisa o instrutor.
Compartilhando a opinião, o instrutor de Tae-kwon-do, Vinícius Araújo, 25, destaca a importância de contar com uma unidade educacional dessa natureza inserida num dos bairros mais pobres da capital. “Aqui vemos no cotidiano o resultado de um investimento que nunca existiu. Quando era que uma criança desse bairro poderia ter acesso a uma academia para praticar os esportes oferecidos aqui¿”, questiona o instrutor. “Eles estão aqui aprendendo conceitos que vão levar para o resto da vida, ao invés de estarem perambulando pelas ruas. É um grande motivo de orgulho participar de iniciativas como esta”, salienta Vinícius.
Professor Kardec
Esta iniciativa homenageia Kardec Alves dos Santos nasceu em Aracaju em 12/08/1962, e sempre teve atuação marcante em prol do estímulo à prática esportiva por pessoas carentes. Faixa Preta 5º DAN, começou a treinar aos 10 anos. Era árbitro da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) desde 1991, fazendo parte do Conselho de Árbitros, e professor do Projeto Vida Alegre da Seel em Ribeirópolis. Faleceu em 08/11/2011.
Foi casado com Luzinalva Perreira Silva Santos (faixa preta 3° DAN), com quem teve três filhos: Allan Kardec, Allex Kardec e Alliny Karen, todos eles alcançando a faixa preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário