segunda-feira, 25 de março de 2013

VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROMOVE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO MERCADO CENTRAL.


Com a proximidade da celebração da Semana Santa, os técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) foram, sábado, 23, ao Mercado Albano Franco para orientar a população sobre as principais características dos alimentos que vão à mesa do consumidor nesse período, como os peixes e frutos do mar. 

“Entregamos material informativo para que tanto os comerciantes quanto os consumidores saibam ao que devem estar atentos. O cuidado com esses alimentos iniciam no momento em que são pescados e deve continuar até o momento de servi-lo à mesa”, explicou o Diretor da Divisa, Antônio de Pádua Pereira Pombo. 

Como forma de reduzir os riscos de contaminação e infecção, os técnicos alertam para a necessidade de analisar a aparência do alimento.  A carne do peixe deve ser firme, as guelras úmidas e vermelhas, as escamas brilhantes e aderentes. Na hora de comprá-lo, o consumidor pode exigir que ele seja limpo na sua frente. 

“Outro fator ao qual a população deve estar atenta é a condição de higiene  do ambiente onde se encontra o alimento. “Os alimentos não devem ser armazenados em caixas de madeira e as pessoas que os manuseiam  devem utilizar toucas, luvas e sapatos fechados”, alerta a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto. 

Para a autônoma Ana Oliveira, a iniciativa foi interessante. “O aprendizado de hoje se aplicará nas próximas vezes em que for fazer compras. O que fizeram foi muito importante para a saúde da comunidade”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário