quarta-feira, 27 de março de 2013

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FISCALIZAÇÃO SESSÃO DE PESCADOS.


Uma das tradições da Páscoa é a mudança do hábito alimentar ao longo dos dias que marcam o evento religioso cristão. Muitas famílias celebram a ressurreição de Jesus Cristo, substituindo a carne por pescados em geral. Em decorrência do aumento da oferta e da procura por peixes e frutos do mar, a Vigilância Sanitária de Aracaju, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma série de vistorias no Mercado Municipal Antônio Franco, no Centro de Aracaju.
Tendo em vista a importância e a responsabilidade inerente ao Município no que diz respeito à prevenção da saúde pública, uma equipe de 150 profissionais da Vigilância atuou na fiscalização das condições higiênicas tanto do ambiente quanto dos produtos à venda, além da realização de cadastro de cada banca e de palestras educativas, estas em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).  A ação teve início na semana antecedente à da Páscoa, quando os comerciantes receberam orientações básicas: desde o cuidado com o armazenamento dos alimentos até o procedimento correto no manuseio simultâneo do dinheiro e da mercadoria.
De acordo com Nazaré Aragão, gerente de Alimentos da Vigilância, o retorno da equipe à véspera do feriado foi satisfatório. "Foi constatado que todos aderiram às normas passadas no primeiro momento, deixando a parte de pescados em plenas condições de compra e venda", afirmou a gerente.
Margarete Porto, veterinária sanitarista que integra a equipe de fiscalização, ressaltou a importância da consciência em relação aos cuidados necessários. "A segurança alimentar começa desde a produção. Logo, é indispensável estar atento a todas as etapas", ressaltou.
O também veterinário sanitarista Nilo de Almeida frisou a necessidade de uma sessão de pescados com plenas condições de comercialização no intuito de garantir qualidade abrangente não só para os moradores da capital sergipana, mas ao mesmo tempo aos turistas. "É preciso passar uma boa imagem para os visitantes da cidade. Muitos deles aproveitam a oferta farta e compram com o objetivo de levar para suas cidades", contou Nilo.
Uma das razões que justificam o sucesso da ação da Vigilância Sanitária foi a adesão, entrega e comprometimento profissional por parte dos vendedores. Maria do Socorro trabalha no Mercado Municipal há 33 anos e se disse satisfeita com a operação da Páscoa. "Gostei muito da ideia, é muito importante porque podemos aprender o certo e vender produtos com qualidade", disse a vendedora.
Satisfação também é palavra vigente ao se referir aos consumidores. Para Marcelo Sequeira, carioca radicado em Aracaju, a conscientização é de extremo valor para garantir bem-estar e melhoria de vida na parte alimentar. "A higienização é a base de tudo. Algumas vezes eu, enquanto consumidor, tento passar essa ideia aos vendedores, é uma iniciativa importante", assegurou Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário