sexta-feira, 15 de março de 2013

SERGIPE FOI O QUE MAIS IMPLANTOU SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À MULHER.


Sergipe é um dos Estados que mais implantou serviços para atendimento à mulher vítima de violência doméstica. O Estado se apresenta hoje com a melhor estrutura física instalada para aderir, desde já, ao recente programa federal anunciado no último dia 13 de março pela presidenta Dilma Rousseff: "Mulher, Viver sem Violência". As informações são da gestora estadual da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Maria Teles dos Santos.

De acordo com a secretária Maria Teles, o Estado possui quatro Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Creams), instalados em CarmópolisTobias Barreto e Itabaiana, (essas de abrangência regional) e Barra dos Coqueiros (municipal). 

“Até abril deste ano, o Governo de Sergipe vai inaugurar mais três – Propriá, Poço Redondo e Estância. Com estes serviços implantados, Sergipe fará a cobertura em 90% de todo o seu território, ofertando às mulheres atendimento psicossocial e jurídico, tanto preventivamente como em situação de violência”, explica a secretária.

A Secretaria Especial de Política para Mulheres desenvolve programa de sensibilização de 1.600 profissionais da Rede de Atendimento para o acolhimento humanizado às mulheres em tais situações. Em novembro realizou esse trabalho envolvendo 480 servidores públicos da Grande Aracaju e agora nos dias 26 e 27 de março realizará essa mesma atividade com profissionais de todos os 14 munícipios da Região do Baixo São Francisco, culminando com a inauguração do Cream de Propriá. Ainda na questão de violência contra a mulher, Sergipe conta hoje com cinco DEAMS (Delegacias de Atendimento à Mulher), também de abrangência regional.

Maria Teles explica que o elevado número de boletim de ocorrência e processos instaurados,  se deve ao maior acesso das mulheres às informações sobre seus direitos sobre os serviços e por acreditarem na ação de governo neste sentido. “Ainda estamos em 18º lugar no ranking da violência nacional, mas com perspectivas de melhorar esse quadro ainda este ano. O governo estadual vem dialogando com os demais Poderes, no sentido de aglutinar o maior número de serviços a esses centros”. 

Com essa finalidade, a SEPM teve nesta sexta-feira, pela manhã, audiência om o Presidente do TJ/SE, o Dr. Claudio Dinart Déda e a Coordenadoria da Mulher daquele Tribunal, traçando estratégias para compartilhar ações de fortalecimento da Rede de Atendimento no interior do Estado. A secretária lembra, ainda, que tramita na Assembleia Legislativa projeto de Lei que cria o Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário