terça-feira, 23 de abril de 2013

BELIVALDO CHAGAS SOLICITA REFORÇO POLICIAL NO ENTORNO DE ESCOLAS ESTADUAIS AO SECRETÁRIO JOÃO ELOY.


O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, participou de reunião na tarde desta terça-feira, 23, com o secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy de Menezes. Na oportunidade, Belivaldo solicitou à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) reforço policial no entorno de escolas públicas estaduais que têm sofrido constantes ações de delinquentes, sobretudo nos horários de entrada e saída dos alunos.

Além dos secretários, participaram da reunião o comandante geral da PM, coronel Maurício Iunes, o comandante da PM na capital, coronel Jackson Nascimento, o secretário-adjunto de Segurança Pública, João Batista, a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitosa, e a coordenadora da Polícia Civil na capital, Viviane Pessoa.

Belivaldo Chagas levou ao conhecimento das autoridades policiais casos recentes de práticas criminosas nas áreas externa e interna de escolas da rede estadual. Preocupado com a segurança e com o bem estar de alunos, professores e funcionários, o secretário solicitou reforço policial em colégios como o Dom Luciano e o Francisco Rosa, nos horários em que as práticas acontecem com mais frequência.

"Semana passada, um meliante entrou no colégio Dom Luciano, portando uma arma e abordou alunos para roubar celulares. Do mesmo colégio chegam casos de estudantes que são abordados do lado de fora da escola. Essa situação preocupa a secretaria, pois, além de oferecer uma educação pública de qualidade, proporcionar segurança aos nossos alunos, professores e funcionários é uma de nossas prioridades", declarou Belivaldo.

O secretário ainda se mostrou aflito com as invasões aos prédios das escolas. "Toda escola tem um laboratório de informática. Já houve casos em que os bandidos renderam o vigilante, o obrigaram a abrir a porta do laboratório para depois levarem os computadores. No colégio Francisco Rosa, no Bugio, delinquentes aproveitaram o fim de semana para invadir a escola e subtrair a fiação elétrica, com o intuito de vender o cobre para comprar drogas", contou Belivaldo.

Sensibilizado, João Eloy de Menezes prometeu reforçar o policiamento, inicialmente, nas escolas apontadas por Belivaldo Chagas. "A SSP irá intensificar as rondas da PM nessas escolas nos horários mais críticos. A Polícia Civil vai analisar todos os boletins de ocorrência envolvendo delitos nas escolas para identificar os autores e colocá-los à disposição da Justiça", garantiu Eloy.

Treinamento

Ainda segundo João Eloy, a PM realizará um treinamento com os vigilantes da rede estadual de ensino. "Será feita uma interação entre a PM e os vigilantes da Seed para que eles saibam como proceder em situações de insegurança", reforçou o secretário.

Prevenção

Por sugestão do coronel Iunes, será estabelecida uma parceria entre as Secretarias da Segurança Pública e da Educação no tocante ao trabalho de prevenção contra as drogas. A ideia é que seja estabelecida uma agenda de ações a serem implementadas nas unidades educacionais coordenada por instrutores policiais militares ligados ao Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd) e professores que já trabalham em projetos de prevenção contra as drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário