sexta-feira, 19 de abril de 2013

HEMOSE ALERTA PARA NECESSIDADE DE AMPLIAR DOAÇÕES DE SANGUE.


Nesta sexta-feira, 19, o serviço de Captação de Doadores, do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), intensificou o trabalho de convocação de doadores voluntários de sangue cadastrados ao serviço. A medida visa regularizar o estoque dos seguintes tipos sanguíneos: A, Ab e B positivo, além do O negativo.

De acordo com a gerente da Coleta, Florita Aquino, a movimentação de doadores voluntários no serviço está abaixo do esperado. Ela disse que as campanhas destinadas à doação vêm contribuindo com o estoque, mas a presença do doador fidelizado ao serviço precisa melhorar.

 “Sabemos que os cidadãos têm uma rotina de trabalho e atividades pessoais, mas é importante lembrar que a vida de muitos pacientes que estão nas urgências, maternidades e em tratamento de alguma patologia depende do gesto altruísta, que é a doação de sangue”, destacou a gerente.

Dentre as várias ações para reverter à redução nas doações, estão em andamento às campanhas com os parceiros, a exemplo de associações de classe profissional, sindicatos e instituições religiosas. “Também reforçamos o trabalho de captação de doadores dos tipos sanguíneos mais raros através de ligações telefônicas”, informou a assessora técnica do Serviço de Captação, Fátima Bastos, ao acrescentar que durante a ligação o doador é estimulado a colaborar com o serviço.

Conforme dados do serviço de Coleta do Hemocentro de Sergipe, nesta primeira quinzena de abril, foram contabilizadas apenas 966 doações, o que representa uma média diária de 75 bolsas de sangue coletada. Para manter o atendimento da rede hospitalar, com segurança, se faz necessário uma coleta diária de 100 a 120 bolsas.

Condições

Para a doação de sangue é necessário estar em bom estado de saúde, com idade entre 16 a 67 anos e peso acima de 50 kg. Também é necessário apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. Mais informações poderão ser obtidas no site: www.hemose.se.gov.br, ou através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário