quinta-feira, 25 de abril de 2013

SSP CONTRATA EMPRESA ESPECIALIZADA NA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE DNA EM CADÁVERES.


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) contratou, por meio de uma licitação nacional, empresa especializada na realização de exames de DNA em cadáveres que estão no Instituto Médico Legal a espera de um laudo necropsial de identificação científica. A empresa vencedora foi a mineira Medgen da cidade de Uberlândia. 

De acordo com o diretor do IML, Raimundo Melo, as amostras dos cadáveres serão recolhidas aqui em Sergipe e enviadas para o interior de Minas Gerais por sedex ou por malote de empresa aérea. Os resultados saem em média 15 dias depois do envio das amostras. Para se ter uma ideia, até alguns meses atrás, os mesmos exames eram feitos em laboratório do Governo da Bahia e os resultados demoravam até três anos para serem liberados.

O contrato com a Medgen tem validade de 1 ano e pode ser renovado a critério da administração pública. Foram contratados 500 exames em cadáveres, o que permitirá uma garantia de identificação em torno de 100% de confiabilidade, e 200 exames de violência sexual. “Estes exames de violência sexual serão realizados em pessoas que foram vítimas de estupro. Esses laudos vai nos permitir criar um banco de dados genético dos estupradores e caso o infrator cometa o mesmo crime é possível detalhar com precisão científica que ele é um reincidente”, detalhou Melo.


Atualmente existem cerca de 70 restos mortais no IML a espera de identificação. Trata-se de pessoas que foram vítimas de crimes cujos corpos só foram encontrados meses depois ou ainda de vítimas de carbonização. “A perspectiva é que o contrato dê maior agilidade na identificação desses corpos, bem como na elucidação de diversos crimes complexos, onde muitas vezes a coleta de material biológico é mínima e em órgãos que são de difícil detecção do segmento de DNA do indivíduo”, ressaltou. 

O Estado de Sergipe vai pagar por um ano de contrato cerca de R$ 800 mil e terá todas as suas necessidades antigas satisfeitas. Raimundo ressaltou que existem alguns inquéritos policiais que aguardam resultados de exames de DNA para serem definitivamente concluídos. 

“A partir de agora o Governo de Sergipe assume de vez a execução desses exames, que será realizado em laboratório de procedência nacional e que conta com clientes renomados, a exemplo do Poder Judiciário de Sergipe”, avaliou Melo, acrescentando que “a realização de um contrato dessa natureza demonstra o compromisso do secretário João Eloy em otimizar a elucidação de crimes e contribuir para a identificação de cadáveres que antes não se sabiam de quem eram”.

Nota do blog:  Na nossa ótica seria muito melhor fazer concurso e capacitar estes profissionais para suprir as necessidades, pois a polícia técnica em Sergipe, infelizmente é de péssima qualidade, não por parte dos profissionais que temos, mas sim, pela falta de condições de trabalho e pela escassez de peritos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário