O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), iniciou na última semana as obras de reforma do Complexo Cultural Gonzagão, localizado no Conjunto Augusto Franco. A obra está orçada em aproximadamente 380 mil reais, com recursos provenientes de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura (MinC).
A obra faz parte do Plano de Recuperação das Unidades Culturais, desenvolvido pelo Governo do Estado e que prevê a melhoria de diversas unidades como o Arquivo Público de Sergipe e Biblioteca Pública Epifânio Dória, e é um pleito do próprio Governador Marcelo Déda, que entende a importância das unidades culturais para o desenvolvimento social e humano de Sergipe.
A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, destaca que a reforma irá impulsionar as atividades que ocorrem naquela unidade, como, por exemplo, o tradicional concurso de quadrilhas que acontece anualmente e que já é uma marca dos festejos juninos de Sergipe. Além de se tratar de um espaço cultural importante para a comunidade da zona sul da nossa capital, principalmente para as pessoas do conjunto Augusto Franco, onde está localizado o Gonzagão. “A reforma dará mais conforto ao público que frequenta aquele espaço tão significativo para a cultura sergipana e nordestina”, frisa a gestora.
A obra no Gonzagão prevê a recuperação da Casa de Forró, do Espaço Cultural Gonzaguinha, dos quiosques e da bilheteria. Serão feitas melhorias nas instalações elétricas e hidro-sanitárias, na cobertura do espaço e na pavimentação. Outro ponto importante da reforma diz respeito à implantação do sistema de combate a incêndio e de adequações de acessibilidade.
“Já temos financiamento para a maior parte da obra, mas ainda precisamos captar recursos para realizar alguns serviços complementares que não foram previstos no projeto inicial. Por isso, ainda este mês iremos à Brasília buscar novas parcerias e garantir que o Gonzagão seja entregue totalmente renovado para a população”, completa Eloisa Galdino.
Sobre o Gonzagão
Inaugurado em 1990 o Complexo Cultural – Casa de Forró e Barracão Cultural - recebeu o nome de ‘O Gonzagão’ em homenagem ao consagrado nordestino, cantor e compositor da música brasileira, Luiz Gonzaga.
Em pouco tempo o local tornou-se um tradicional ponto de atração cultural e dos festejos juninos de Aracaju, realizando festas com a participação de artistas sergipanos e nacionais, cursos, apresentações e demonstrações de dança, folclore, festejos populares, bem como para o desenvolvimento de atividades de arte-educação e reuniões de interesse da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário