quinta-feira, 25 de abril de 2013

INDICAÇÃO DA DEPUTADA ANA LÚCIA PROPORCIONA REFORMA DO GONZAGÃO.


Mais um importante espaço cultural de Sergipe será revitalizado impulsionado por uma iniciativa do mandato democrático e popular da deputada Ana Lúcia (PT). Trata-se do Complexo Cultural Gonzagão, localizado no conjunto Augusto Franco. A reforma, fruto da Indicação 221 apresentada pela parlamentar em 2011, foi anunciada esta semana pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Esta é a primeira reforma realizada no complexo desde a sua fundação, há 23 anos, e abrangerá desde a pintura do prédio e reposição das luminárias danificadas até a realização de reparos nas instalações elétrica e hidro-sanitárias. Também serão revitalizados quiosques, salas de oficinas, bilheteria e pista de dança interna. A obra, orçada em 380 mil reais provenientes de convênio firmado entre Secult e Ministério da Cultura, proporcionará também a implantação do sistema de combate a incêndio e a adequações de acessibilidade do complexo cultural.

A proposta de revitalização do Gonzagão, segundo a Secult, irá impulsionar as atividades culturais que já ocorrem na unidade, entre as quais se destacam oficinas de arte-educação e apresentações de artistas sergipanos, além o tradicional concurso de quadrilhas, que já figura na agenda cultural do Estado no período dos festejos juninos.

Sobre o complexo cultural
Um dos mais importantes espaços culturais de Sergipe, o ‘Complexo Cultural – Casa de Forró e Barracão Cultural’, recebeu o nome de ‘O Gonzagão’ em homenagem ao rei do baião e um dos maiores cantores e compositores da música brasileira, Luiz Gonzaga.

A unidade foi inaugurada em 1990 com vistas a promover e democratizar a cultura sergipana e passou a ser conhecida e reconhecida por fortalecer a tradição dos festejos juninos, sobretudo com a realização do concurso de quadrilhas, que leva todos os anos centenas de visitantes ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário