sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DEPUTADO MENDONÇA PRADO DESTINA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE LABORATÓRIO DE IMUNOGENÉTICA EM SERGIPE.

O deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) apresentou emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 1 milhão de reais para a construção de um laboratório de imunogenética e transplantes em Sergipe. O objetivo é atender os pacientes portadores de insuficiência renal crônica.

O portador de insuficiência renal crônica perde a função dos dois rins e apresenta uma série de problemas médicos, tais como inchaço, cansaço, anemia, falta de ar e etc., que podem provocar a morte, caso não inicie o tratamento em tempo correto. Habitualmente, é indicada a hemodiálise, três vezes por semana, durante quatro horas, por todo o resto da vida da pessoa. O transplante de rim é um procedimento mais eficiente para a possível cura do paciente.

De acordo com o presidente da ARCRESE - Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe, Edjunio Vieira da Silva, o laboratório vai facilitar a viabilização dos transplantes. “Pela falta do laboratório, os órgãos chegam, é colhido o material e enviado para Salvador. Isso gera em torno de 20 a 36 horas até o material ir e voltar, ou seja, o transplante fica praticamente inviabilizado e o índice de rejeição é quase de 80%, o que resulta na perda de todos os órgãos”.

Segundo ele, com o laboratório em Aracaju, os exames essenciais para o processo de preparação e acompanhamento ambulatorial pré e pós-transplante serão realizados no próprio Estado, sem a necessidade do envio para Salvador. “O exame seria feito em questão de 1 hora. Tais exames já levam em média de 30 a 50 dias para a autorização da Secretaria Municipal de Saúde, e por conta dessa situação, passa muito mais tempo para a sua realização”.

Edjunio Vieira da Silva ainda destacou que Sergipe está em 27º lugar, ou seja, no último lugar da lista de Estados que mais conseguem realizar os transplantes com sucesso. “Em 2006, estávamos em 4º lugar, pois tínhamos 24 transplantes de rins por ano, hoje não temos mais nenhum. Temos cerca de 1.200 pacientes cadastrados e mais de 350 em lista de espera para transplante de rins. O laboratório é muito importante”, afirmou. A ARCRESE funciona há 18 anos e fica no bairro São José, em Aracaju.

Fonte: Assessoria do Parlamentar (Izys Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário