sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ARACAJU SE REÚNE COM SINDICATOS.

Na primeira semana de trabalho do novo secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o diálogo foi a palavra de ordem. Em apenas três dias, três sindicatos tiveram a oportunidade de conversar com o novo gestor da pasta e de apresentar a ele suas reivindicações. Nesta primeira rodada de reuniões, estiveram na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), Sindicato dos Enfermeiros (Seese) e Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sergipe (Sintasa).

Durante os encontros, Silvio Santos reforçou o que afirmou no discurso de posse. "A minha escola foi o meu engajamento nas lutas sindicais e sociais. O diálogo franco é um atributo desse aprendizado que pretendo implementar nas negociações com os diversos setores ligados à Saúde: conselheiros, trabalhadores e fornecedores. É com esse instrumento que buscarei o entendimento com as categorias e tentarei atender as reivindicações, antes mesmo da mesa de negociações", disse.

Enfermeiros

Para a presidente do Seese, Flávia Brasileiro, a primeira reunião com o novo secretário foi extremamente positiva. "Essa atitude de sentar com os sindicatos antes mesmo de se reunir com sua equipe demonstra que ele tem realmente boas intenções e Silvio está de parabéns por manter esse relacionamento com as categorias", afirmou Flávia, demonstrando estar otimista com a nova gestão. "Espero que ele assuma o projeto e transforme a saúde municipal em referência nacional", disse.

A presidente revelou que quando Silvio Santos assumiu o cargo, houve, por parte dela, certa apreensão com o fato do novo secretário não ser um profissional com formação na área da saúde. "Depois da nossa conversa eu fiquei mais tranquila com relação a esse assunto porque eu pude analisar a questão por outro ângulo. O fato dele não ser profissional da área de saúde é até positivo, porque ele não irá tomar partido de nenhuma categoria particularmente, vai poder ver os servidores como um todo", explicou.

Médicos

O presidente do Sindimed, José Menezes, também saiu satisfeito da reunião com o novo gestor e elogiou a escolha do seu nome para o cargo. "Ele é político, é um bom nome e tem um bom relacionamento com o governo. Esperamos que ele tenha forças e que use toda sua influência para buscar recursos em Brasília, que possa usar seu conhecimento para ajudar a saúde de Aracaju", afirmou o presidente.

Na ocasião, os membros do Sindimed pediram ao secretário que mantenha a negociação que estava em andamento com a Prefeitura de Aracaju e que cumpra o que já foi acordado. "Pedimos soluções para o problema das escalas, da segurança nos postos e hospitais, da falta de medicamentos. Silvio tem à sua disposição uma série de técnicos competentes e desejamos que ele saiba aproveitar bem as pessoas e que apresente ações que possam melhorar o serviço", disse José Menezes.

Sintasa

De acordo com o presidente do Sintasa, José Augusto Couto, o clima no sindicato é de otimismo com a nova gestão. "Nós parabenizamos bastante o secretário por ele ter recebido os sindicatos tão rapidamente. Gostamos bastante desse primeiro encontro e toda a direção do Sintasa elogiou a atitude do novo gestor", afirmou.

O Sintasa disse acreditar no potencial de Silvio Santos para resolver a questão da saúde. "Se não ouvir a ponta, os trabalhadores, não vai saber o que está acontecendo, mas ele está recebendo todos. Sugerimos, inclusive, que ele visite todas as unidades, converse com as pessoas e com os trabalhadores. Para nós, a grande prioridade é que se resolva a questão do atendimento", disse Augusto.

Balanço

Silvio Santos fez um balanço positivo dos seus encontros com os sindicalistas ao longo da semana. "Para mim essas reuniões são de extrema importância porque é através da fala das categorias que eu posso me aprofundar na problemática e buscar, em parceria com os servidores, as soluções para esses problemas", falou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário