quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ESTADO REALIZA OPERAÇÃO "PIPA" NO SERTÃO SERGIPANO.

O Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca tem assistido, inicialmente, as cidades de Monte Alegre, Glória, Porto da Folha, Poço Redondo e Gararu

Foto:  Edinah Mary

O Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca, parte integrante da 'Operação Pipa', executado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Codec), tem assistido, inicialmente, as cidades de Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Poço Redondo e Gararu. Além dessas, o secretário-executivo da Codec, major Gilfran Mateus, informou que o município de Canindé do São Francisco decretou situação de emergência e que a homologação do Governo do Estado deve sair na próxima semana.

“Canindé do São Francisco já decretou e deve estar levando a documentação por esses dias. Então, na próxima semana já deve ter um acréscimo considerável de carros-pipa, tendo em vista que o município tem uma extensão territorial grande”, relatou.

O militar não descarta a possibilidade de outros municípios decretarem situação de emergência em virtude da seca que se alastra no sertão sergipano, mas acredita que este ano, o número de municípios atingidos pela estiagem será menor. “No ano passado tivemos 12 municípios decretados, mas acredito que caia para uns oito este ano. O investimento que o Governo do Estado fez está surtindo efeito. Os coordenadores das Codecs de alguns municípios como Poço Verde e Nossa Senhora Aparecida nos informaram que a situação está melhor”.

A moradora do Assentamento Paulo Freire, Claudeane dos Santos, relatou que há vários dias não tem água nem para beber. “A distribuição da água através da Defesa Civil é importante, já que não tem condições de comprar, pois custa em média R$ 80 a carrada. A seca aqui é ruim. Tem dias que até para beber água é um sacrifício. Minha família, por exemplo, já ficou sem água em casa e tivemos que pedir aos vizinhos. A água aqui é só para beber e cozinhar. Para outros fins, pegamos na barragem”, desabafou.

Para a sertaneja Maria Célia de Souza Silva, moradora do Povoado Pedro Leão, o período é complicado. “As cisternas estão secas, por isso a distribuição é importante. Desde domingo estou sem água. Quando a Defesa Civil chega à região, a situação melhora em cem por cento”, comemorou.

Fiscalização

Desde terça-feira, 23 agentes da Codec estão nas regiões atingidas pela estiagem fiscalizando a distribuição das águas. Para o município de Porto da Folha foram enviados 23 carros. Para um dos técnicos da Codec e responsável pela fiscalização, Osvaldo Curvelo, tudo está ocorrendo dentro da normalidade. “Semana passada foi feito um levantamento das necessidades e hoje estamos dando continuidade com a distribuição de água”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário