sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LÍDERES COMUNITÁRIOS DISCUTEM MANEIRAS DE ENFRENTAR E PREVENIR USO DE CRACK.

As Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Saúde (SES) realizaram nesta sexta-feira, 19, um seminário sobre crack e outras drogas. O evento aconteceu no auditório da Seides e teve como público alvo lideranças comunitárias dos municípios de Aracaju, Nossa senhora do Socorro, São Cristovão e Barra dos Coqueiros.

A iniciativa integra a campanha de enfrentamento ao crack e outras drogas criada pelo Governo do Estado - intitulada "Sergipe contra o crack. A favor da vida" - e foi coordenada pela socióloga sanitarista e consultora do Ministério da Saúde para Área de Álcool e Outras Drogas, Graziella Barbosa Barreiros, que alertou a população para a importância do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no tratamento dos usuários.

“O Caps é considerado o centro do projeto nacional para assistência na área do tratamento de usuários de drogas e a funcionalidade desse equipamento precisa cada vez mais divulgada para a população. É importante ressaltar também que a política nacional do combate ao álcool e outras drogas não está centrada apenas na questão da assistência aos usuários de crack, mas também no programa de formação de trabalhadores, no incentivo aos municípios para abrirem clinicas de desintoxicação, entre outros. A comunidade precisa estar munida dessas informações”, destacou Graziella.

O assessor técnico do gabinete da primeira-dama, Ciro Brasil, reforçou a relevância em capacitar lideres comunitários. “O crack é problema de todos, por isso estamos capacitando vários segmentos sociais. Na semana passada capacitamos os conselheiros tutelares, agora é a vez das lideranças comunitárias. Quando falamos em crack, existe um preconceito muito grande, temos que ver essa questão com um pouquinho mais de tolerância para podermos dialogar com o usuário, oferecendo um tratamento digno”, observou Ciro.

Participação popular

Ações conjuntas de prevenção e mobilização, atendimento aos usuários e suas famílias, além de reinserção social são os eixos centrais do trabalho da Seides no “Plano Estadual de Combate ao Crack”. A Seides realizou, na semana passada, um seminário voltado para o combate às drogas e capacitou Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Estaduais de Assistência Social de 17 municípios sergipanos.

“O papel do líder comunitário é fundamental, pois essas lideranças geralmente fazem parte de conselhos controladores e reguladores de políticas, inclusive da política pública de assistência social. Como o foco da Seides é trabalhar com a família, nós entendemos que os líderes comunitários estão perto delas, por isso podem mobilizar e identificar o usuário de drogas, seja para receber tratamento ou para desencadear ações de prevenção”, avaliou a assistente social da Seides e gerente da Proteção Social Especial, Cláudia Cardoso.

A coordenadora do Movimento de Trabalhadores Urbanos (Motu), Núbia Santana, acredita na participação popular como uma das principais formas de sucesso da campanha contra o crack. “Nós, enquanto líderes de movimento, temos o dever de passar o nosso conhecimento para jovens e adolescentes da nossa comunidade, pois não queremos perdê-los para o mundo das drogas. Faremos um trabalho de multiplicação e capacitação para o nosso povo”, assegura Núbia.

A líder comunitária do bairro Cidade Nova em Aracaju, Elizabete Ribeiro, diz que sua comunidade precisa receber as informações passadas durante a palestra. “Estou gostando de participar desse encontro. Aqui recebo informação e qualificação para como lidar com a juventude sobre o perigo que a droga traz para o ser humano. Já realizo conversas com jovens da minha comunidade, mas capacitação nunca é demais, por isso faço questão de participar de todas”, salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário