quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CALOR AUMENTA RISCO DE ACIDENTES COM ESCORPIÕES.

Foto: Alejandro Zambrana

Com a chegada do verão, é preciso redobrar os cuidados com um animal que, apesar do seu pequeno porte, é um dos mais temidos pela dor que sua picada causa: o escorpião. Para evitar incidentes, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolve o ‘Programa de Controle de Animais Peçonhentos'.

De acordo com o médico veterinário e sanitarista, Nilo de Almeida, durante o verão esses animais saem dos seus esconderijos em busca de locais úmidos. "Eles fogem do calor e normalmente saem do entulho, do resto de construção e buscam abrigo nos esgotos, ralos de banheiro, toalhas úmidas. Por isso o número de acidentes aumenta consideravelmente e é importante redobrar o cuidado nesse período", explica.

Para afastar os escorpiões das residências, a principal orientação é cuidar da higiene e evitar a proliferação de baratas, alimento preferido dos escorpiões. "É preciso evitar o acúmulo de entulhos, como restos de material de construção, móveis velhos, galhos e folhas de árvores, que acabam servindo de abrigo para o animal peçonhento", afirma o médico.

Combate

Outra dica importante é não deixar lixeiros descobertos com restos de comida, além de manter hábitos diários de higiene e limpeza. O sanitarista pede que as pessoas verifiquem, por exemplo, os sapatos antes de calçá-los e as toalhas antes do uso. "Pode ter um escorpião ali fugindo do calor", alerta Nilo.

O sanitarista destaca ainda que o uso de inseticidas é pouco eficaz no combate ao escorpião. "O veneno apenas desaloja o animal. Só mata se atingi-lo diretamente", diz. Outro fator negativo na utilização de inseticidas é que o produto pode matar os predadores naturais do escorpião, a exemplo da lagartixa, por exemplo. "O ideal para acabar com o escorpião ainda é a higiene", assegura Nilo.

Investigação

O Centro de Controle de Zoonozes recebe em média 30 notificações de pessoas picadas por escorpiões todo mês em Aracaju. Ao receber a informação, o Centro desloca uma equipe até o local da incidência e realiza uma investigação para tentar descobrir a quantidade de animais que se encontram no local, além de orientar as pessoas para evitar que novos acidentes aconteçam.

"Ocorrido o incidente, a vítima deve ser encaminhada ao Hospital de Urgência de Sergipe, onde terá acesso ao soro antiescorpiônico, e receberá atendimento adequado", orienta Nilo.

Veneno

Algumas espécies de escorpião possuem um veneno capaz de levar a óbito vítimas de picada. O sanitarista Nilo alerta que o maior cuidado tem que ser tomado com crianças pequenas e idosos, que têm menos resistência. "Essas pessoas são as vítimas mais comuns da picada e são também mais vulneráveis à ação do veneno".

Segundo Nilo, a picada do escorpião causa dor intensa e imediata. As crianças podem apresentar manifestações graves, como náuseas e vômitos, alteração da pressão sanguínea, agitação e falta de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário