quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SAÚDE MOSTRA NOVO PROTO-SOCORRO DO HUSE A MÉDICOS E PEDE APOIO PARA COMBATE A DENGUE.

“Realmente é uma obra de deixar qualquer um de queixo caído, porque o hospital passa a ter um pronto-socorro de 1º mundo. Uma obra que apresenta um projeto estrutural muito bom. Conheço vários estados no Brasil e nunca vi nada comparado ao novo PS do Hospital de Urgência de Sergipe”. A avaliação é do presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Petrônio Gomes, após visitar as futuras instalações do Huse, na tarde da última quarta-feira, 17, acompanhado da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, do superintendente do hospital, Francisco Claro, e da diretora clínica Lycia Diniz.

Além da direção do hospital e do presidente da Somese, a secretária Mônica Sampaio estava acompanhada do vereador Emerson Ferreira, que integra a Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Esportes e Assistência Social da Câmara Municipal de Aracaju. No novo pronto-socorro do Huse, uma das principais obras da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em curso desde 2007 no Estado, o Governo de Sergipe está investindo cerca de R$ 22 milhões. A obra deve ser inaugurada na primeira quinzena de dezembro deste ano.

Durante a visita, o presidente da Somente e o vereador municipal receberam da secretária Mônica Sampaio e da direção do Huse informações sobre a nova estrutura e o funcionamento do novo pronto-socorro do Hospital de Urgência de Sergipe. “Aqui teremos condições de atender simultaneamente a 160 pacientes por dia, com segurança e conforto”, ressaltou o superintendente da unidade, Francisco Claro. Segundo ele, somente entre as Áreas Amarela e Vermelha serão disponibilizados 38 leitos monitorados, para pacientes críticos.

Com a visita às instalações, o presidente da Somese e o vereador, que também é médico dermatologista, puderam conhecer mais detalhes sobre o novo pronto-socorro e suas respectivas áreas já previamente definidas a partir do novo modelo assistencial adotado pelo Huse - o Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento pela gravidade de cada paciente.

Além das Áreas Azul, Verde, Amarela e Azul, uma outra novidade implantada com a obra chamou a atenção: uma ala preparada para atender, caso necessário, a vítimas de grandes catástrofes ou acidentes. “Em caso de necessidade, poderemos aqui atender com todos os recursos necessários a 30 pacientes de uma só vez”, disse Francisco Claro.

Reforma

A construção do novo pronto-socorro do Huse é uma das principais obras inseridas na Reforma Sanitária e Gerencial e Sanitária do SUS em Sergipe implementada desde 2007 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na qual o Governo do Estado está investindo R$ 300 milhões.

Os recursos estão sendo aplicados, além do Huse, na implantação de 102 Clínicas de Saúde da Família (CSF) em todos os 75 municípios sergipanos, construção de dois hospitais regionais - um em Lagarto (já inaugurado) e outro em Estância, reforma, ampliação e adequação de mais de 12 hospitais, entre regionais e locais, e na implantação de 36 bases descentralizadas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

Combate à dengue

Antes da visita às instalações, a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, durante reunião na sala da Superintendência do Huse, apresentou ao presidente da Somese e ao vereador as ações inseridas no Plano Estadual de Contingência contra Dengue, lançado na semana passada, em reunião no auditório do Huse com prefeitos, secretários municipais e outros gestores da área de Saúde.

Na ocasião, ela reforçou a necessidade de envolvimento das classes médica e política, demais profissionais de Saúde e da população em geral em torno das medidas de prevenção e de combate ao Aedes aegypti, a fim de se evitar uma nova epidemia de dengue no Estado, como a que ocorreu em 2008.

Segundo o presidente da Somese, Petrônio Gomes, a campanha contra a dengue é um “movimento suprapartidário” que, por isso mesmo, deve ter o envolvimento de todos. “Não apenas os governos federal, estadual e municipal, além das entidades médicas, devem estar envolvidos, mas todos aqueles profissionais que lidam diretamente com o atendimento ao paciente, como profissionais de enfermagem e de fisioterapia”, justificou.

Atendendo a um pedido da própria secretária Mônica Sampaio, ele anunciou para a próxima semana uma reunião-almoço na sede da Somese, a fim de aprofundar a discussão sobre as ações contidas no plano, especialmente aquelas voltadas para a notificação dos casos, o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

Ações

Ainda na reunião, a secretária fez um relato das ações de prevenção e combate à dengue, contempladas pelo Plano Estadual de Contingência que serão implementadas pelos próximos 60 dias, como reuniões com secretários e coordenadores municipais das Vigilâncias Epidemiológicas, capacitação de médicos e enfermeiros da rede básica dos 75 municípios sergipanos e intensificação das ações de prevenção e controle ao vetor da doença com a Brigada Itinerante de Combate à Dengue, composta de 130 agentes de endemias, principalmente nos municípios com indicadores que apresentam risco considerável de surto epidêmico.

Além dessas ações, a secretária entregou ao presidente da Somese e ao vereador Emerson Ferreira peças da nova campanha de comunicação destinada à prevenção e o combate à dengue, como folderes e adesivos e informou que serão reforçadas algumas recomendações aos municípios. Entre elas estão as de que as prefeituras mantenham os agentes da brigada trabalhando oito horas por dia e atualizem semanalmente os sistemas de informação e notificação (SISFAD e SINAN-NET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário