segunda-feira, 22 de novembro de 2010

LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA PREPARA MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE.

Com o tema “Conhecer para combater, todos contra a Dengue”, o Laboratório de Saúde Pública (Lacen), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), promoverá nesta terça-feira, 23, um dia de atividades educativas sobre os cuidados com a doença. A programação será realizada das 8h às 16h, na sala de treinamento e na área interna do Lacen, localizado na rua Campo do Brito, bairro São José.

O evento tem como objetivo sensibilizar e informar a população sobre os malefícios causados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor. “Só se controla a dengue com a colaboração de todos. Cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor estão em casa, na água acumulada nos vasos de plantas ou no lixo deixado nos quintais”, informa a bióloga Catarina Zita, gerente do Laboratório de Entomologia do Lacen.

A programação do Dia ‘D’ de Combate a Dengue inclui palestras educativas, distribuição de panfletos, filmes sobre os tipos de dengue, observação ao microscópio do desenvolvimento do ciclo biológico do Aedes aegypti e dicas para prevenção.

Entomologia

O controle de doenças como dengue, febre amarela, calazar e malária é feito através da entomologia – ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o ambiente. É no laboratório que é avaliado o índice de infestação e feita a revisão da identificação de larvas do mosquito. O Lacen realiza esse trabalho em oito municípios. Já nas demais cidades, o órgão faz o controle de qualidade da infestação predial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário