quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BOMBEIROS CIVIS BUSCAM APOIO DE VEREADORES PARA REGULAMENTAR A PROFISSÃO.

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), recebeu nesta quarta-feira, 25/11, o secretário geral da Associação dos Bombeiros Civis de Sergipe, Everton Oliveira Alves, que fez um breve explanação sobre a importância da regularização da profissão.

Em janeiro desta ano, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 11.901, que autoriza os estados e municípios a regularizar a profissão. Com isso, procurado pela categoria, o vereador Nitinho (DEM) entrou com um Projeto de Lei, inserindo Aracaju nesta regularização.

De acordo com o representante da categoria, a competência dos bombeiros civis vai além de apagar incêndios, e abrange também serviços de vigilância, primeiros socorros e resgates. Como exemplo, Everton lembrou o caso da senhora que morreu engasgada em um shopping de Aracaju, o que, segundo ele, poderia ter sido evitado se houvesse um bombeiro civil no local.

“Hoje existem quase 2 mil bombeiros civis em Sergipe. Isso mostra que nossa categoria evoluiu muito, em preparo e competência, porque antes o curso para bombeiro civil era de três dias e agora dura três meses”, afirmou.

O secretário falou ainda sobre os principais locais em que os bombeiros civis podem atuar, citando como exemplo escolas públicas e privadas, shoppings e centros comerciais, mercados e outras empresas privadas. Isso porque os bombeiros militares não podem ser contratados para fazer estes serviços, já que precisam estar à disposição de toda a popualção.

Por fim, Everton Oliveira pediu mais uma vez o apoio dos vereadores para que aprovem o projeto encaminhado por Nitinho, e ajudem a categoria. “Agradeço muito por este espaço cedido pela Câmara Municipal de Aracaju, e pelo apoio que todos os vereadores, especialmente Nitinho e o presidente Emmanuel Nascimento têm demonstrado”, concluiu.

Na sequencia alguns vereadores fizeram suas considerações e esclareceram algumas dúvidas com o orador, a respeito do projeto, que deve ser votado nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário