As obras da ponte Jornalista Joel Silveira, localizada entre os povoados Mosqueiro em Aracaju e Caueira em Itaporanga d’Ajuda, continuam em ritmo acelerado. Das 56 vigas metálicas previstas, 30 já foram colocadas, o que equivale a 7,5 vãos dos 14 que serão construídos. A edificação das cabeceiras da ponte também já foi iniciada.
Segundo o diretor de tecnologia do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antônio Vasconcelos, a colocação das vigas é uma parte fundamental de todo o processo de construção. “Primeiramente, as vigas são instaladas e travadas nos apoios da estrutura. Na parte superior das vigas são colocadas as pré-lajes, que servem de fôrma estrutural. Em seguida, fazemos a laje de concreto, que tem 30 cm. Por fim, fazemos a parte de guarda-corpos, guarda-rodas e a pavimentação asfáltica”, explicou o diretor.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o prazo para a edificação de todas as vigas será mantido. “Pretendemos colocar as vigas metálicas e efetuar o início da fase de pré-lajes até o final de dezembro. Caso não alcancemos essa data, a conclusão da parte do concreto ficará para janeiro”, declarou.
“Apesar do atraso no cronograma por diversos tipos de problemas, como questões pendentes deixadas pelo governo anterior a respeito dessa ponte e pleitos da empresa contratada, estamos trabalhando todos os dias da semana, durante todos os turnos, com bastante empenho para entregar essa obra o mais rápido possível”, esclareceu Barbosa.
A ponte
A ponte em construção representa um investimento de R$ 51 milhões. Serão 1.080 metros de comprimento e 14,2 metros de largura. Duas pistas de rolamento, ciclovia e área de passeio estão na composição da Joel Silveira. A distância da água em maré cheia até a base do trecho mais alto será de 17 metros, o que possibilitará a passagem de qualquer embarcação.
Segundo o diretor de tecnologia do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antônio Vasconcelos, a colocação das vigas é uma parte fundamental de todo o processo de construção. “Primeiramente, as vigas são instaladas e travadas nos apoios da estrutura. Na parte superior das vigas são colocadas as pré-lajes, que servem de fôrma estrutural. Em seguida, fazemos a laje de concreto, que tem 30 cm. Por fim, fazemos a parte de guarda-corpos, guarda-rodas e a pavimentação asfáltica”, explicou o diretor.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o prazo para a edificação de todas as vigas será mantido. “Pretendemos colocar as vigas metálicas e efetuar o início da fase de pré-lajes até o final de dezembro. Caso não alcancemos essa data, a conclusão da parte do concreto ficará para janeiro”, declarou.
“Apesar do atraso no cronograma por diversos tipos de problemas, como questões pendentes deixadas pelo governo anterior a respeito dessa ponte e pleitos da empresa contratada, estamos trabalhando todos os dias da semana, durante todos os turnos, com bastante empenho para entregar essa obra o mais rápido possível”, esclareceu Barbosa.
A ponte
A ponte em construção representa um investimento de R$ 51 milhões. Serão 1.080 metros de comprimento e 14,2 metros de largura. Duas pistas de rolamento, ciclovia e área de passeio estão na composição da Joel Silveira. A distância da água em maré cheia até a base do trecho mais alto será de 17 metros, o que possibilitará a passagem de qualquer embarcação.
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