quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ÁREAS COMERCIAIS DE ARACAJU TERÃO REFORÇO POLICIAL DURANTE O FINAL DE ANO.

O secretário de estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 25, o presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Samuel Shuster, que reivindicou uma intensificação do policiamento nas regiões comerciais de Aracaju durante o final de ano. O representante dos comerciantes pediu que o reforço policial fosse estendido além do Centro comercial para os bairros Siqueira Campos e 13 de Julho, locais com uma grande concentração de estabelecimentos comerciais.

De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Comunitária, tenente-coronel Robson Ornellas, o policiamento das áreas comerciais já vem sendo reforçado e a partir do mês de dezembro haverá uma maior intensificação com a presença das duplas de policial (Cosme-damião) em pontos estratégicos. ‘Aumentamos o efetivo de policiais na região comercial de Aracaju. Vamos distribuir os policiais em locais de grande concentração de pessoas, evitando atuação dos criminosos durante o final de ano’, comentou Ornellas.

Outra preocupação dos representantes do CDL diz respeito às ocorrências registradas nas saídas das instituições bancárias. ‘Com o final de ano e o pagamento do 13º salário há uma grande movimentação nos bancos e isto atrai os bandidos’, destacou Samuel Shuster. O secretário João Eloy salientou que essa prática é muito conhecida e o seu combate será intensificado durante os últimos meses do ano. ‘A famosa saidinha de banco é uma modalidade de crime muito conhecida. Geralmente os criminosos se passam por clientes e acompanham toda movimentação de dentro da agência bancária, dando informações para comparsas do lado de fora que executam os assaltos’, exemplificou Eloy.

Para dar mais segurança às pessoas que circulam nas agências bancárias, ficou acertado que o policiamento ostensivo nos locais ganhará, também, um reforço. A Polícia Civil estará presente durante todo o mês de dezembro nas áreas comerciais de Aracaju. Agentes da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), do Grupo de Rondas e Blitz (Gerb) e de outras unidades da Grande Aracaju, estarão distribuídos nas áreas comerciais durante o período da noite com o intuito de apoiar o trabalho da PM e efetuar levantamentos e investigações. ‘Vamos focar principalmente o trabalho no combate ao tráfico de drogas na região, pois a droga é um dos incentivos para a ação dos criminosos’, destacou a coordenadora Katarina Feitoza.

Câmeras

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) terá neste final de ano um grande aliado no combate a criminalidade na região comercial de Aracaju. A SSP já dispõe de 25 pontos onde estão instalados os equipamentos de monitoramento. Além do centro comercial de Aracaju, que possui 16 câmeras, mais nove aparelhos de captação de imagens estão instalados nos bairros 13 de Julho e Salgado Filho, locais de grande concentração de estabelecimentos comerciais.

Para o superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista, as imagens têm auxiliado na realização de investigações de crimes e até na prisão de bandidos acusados de furtos, roubos e tráfico de drogas no Centro da cidade. ‘Já identificamos e prendemos pessoas acusadas de delitos que vão desde arrombamento de veículos até venda de crack. Além de ajudar na repressão, essa atuação da SSP tem ajudado na prevenção, pois inibe a ação de pessoas mal intencionadas. Este recurso será muito importante no trabalho desenvolvido pelas forças policiais na região dos comércios durante o final de ano’, explicou João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário