terça-feira, 17 de novembro de 2009

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU DISPONIBILIZA TELEFONE PARA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS.

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), responsável por preservar o patrimônio público da cidade, conta com uma central de atendimento 24 horas. Através do telefone ‘153', a população pode denunciar atos de depredação e vandalismo em praças, escolas, parques, postos de saúde e outras unidades mantidas pelo município.

Reativada há um ano, a central funciona na sede da GMA, no Parque Augusto Franco (Sementeira), e recebe em média 300 ligações por mês. "As pessoas ligam para denunciar, principalmente, pichações e incidentes nas escolas e postos de saúde municipais", conta a tenente da Guarda Municipal, Jucimeire Moura.

Logo após receber a ligação, a GMA envia viaturas ao local para comprovar a ocorrência e controlar a situação. "O horário com maior registro de ligações é no final da manhã, quando acontece a saída dos alunos das escolas. Mantemos postos fixos em pontos estratégicos da cidade, como na Orlinha do bairro Industrial e no bairro 13 de Julho", completa Jucimeire.

Trotes

Apesar de ser uma ferramenta criada para melhorar a vida do aracajuano, o serviço muitas vezes é utilizado de forma indevida. Os trotes, por exemplo, são comuns. De acordo com dados da GMA, a quantidade desse tipo de ligação é cinco vezes maior do que o número de registros reais.

Considerado crime pelo Código Penal Brasileiro, o trote é rastreado e penalizado. Ao impedir que ligações importantes sejam recebidas, a prática dificulta o trabalho da Guarda Municipal e prejudica o bem estar do cidadão.

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