segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CPRV REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA NO I MOTOFEST NA CIDADE DE ITABI.

Garantir a segurança no trânsito e, em especial, a preservação da vida. Este foi o objetivo da campanha educativa realizada pelos policiais da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) durante a I Motofest de Itabi, ocorrida no último domingo, em Itabi, município distante 138 Km de Aracaju. Na ocasião, os patrulheiros interagiram com a comunidade sanando eventuais dúvidas sobre as principais leis de trânsito.

Os policiais ainda demonstraram o funcionamento do etilômetro, aparelho popularmente conhecido como ‘bafômetro’, utilizado para aferir o teor de bebida alcoólica ingerida pelo condutor, e esclareceram as conseqüências caso o motorista seja flagrado dirigindo com indícios de embriaguez.

De acordo com a Lei Federal nº 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como ‘Lei Seca’, é ilegal dirigir com concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue. A punição para quem descumprir a lei prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo.

A suspensão por um ano do direito de dirigir é feita a partir de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue). Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue), a punição inclui também a detenção do motorista (de seis meses a três anos).

Para manter os condutores e passageiros bem informados, a CPRv realizou a distribuição de panfletos com informações pertinentes para a segurança de todos os usuários das vias de trânsito, como revisar as condições do veículo antes de sair de casa e manter a documentação do motorista e do veículo em dia. No caso dos motociclistas, a campanha frisou a importância do uso do capacete tanto pelo piloto quanto pelo passageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário