terça-feira, 24 de novembro de 2009

GOVERNO DO ESTADO EMPOSSA 741 SERVIDORES PARA A FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE.

O Governo do Estado deu mais um passo para a consolidação das fundações de saúde. Isto porque na manhã desta terça-feira, 24, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, empossou 741 concursados aprovados no concurso para a Fundação Hospitalar de Saúde (FSH). Durante a solenidade, que aconteceu no Teatro Tobias Barreto, Belivaldo assinou o Contrato Estatal de Serviços.

Os primeiros convocados trabalharão no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse); no Hospital São Vicente de Paula, em Tobias Barreto; na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, e no Samu Sergipe, em Aracaju e bases descentralizadas. Na FHS, serão convocados 2.761 aprovados. Além desses, serão convocados mais 114 aprovados para Fundação Parreiras Horta e 103 para Fundação Estadual de Saúde, totalizando 2.977 servidores.

“Quando se pensou na possibilidade de criação da Fundação Hospitalar, em primeiro lugar, buscamos a agilidade no atendimento das ações relacionadas à saúde. Automaticamente, o Governo decidiu fazer o concurso e hoje estamos dando posse a 741 servidores. Foi todo um trabalho feito em função de um estudo realizado que objetivou acima de tudo dar celeridade à saúde como um todo”, destacou o governador em exercício.

Belivaldo ainda lembrou que esta convocação é fruto do trabalho que vem sendo feito desde 2007, quando o governador Marcelo Déda assumiu o executivo estadual. “Tenho certeza de que se estivesse aqui, Déda estaria imensamente feliz. Todos sabemos da tarefa árdua que foi desprendida pelo Governo do Estado. Criar a Fundação Hospitalar de Saúde para dar transparência e qualidade de gestão é acima de tudo dar agilidade ao tratamento das questões relacionadas à saúde”, destacou.

Outra convocação acontecerá para as mesmas unidades a partir de 10 de dezembro, com o objetivo de preenchimento das vagas não ocupadas na primeira chamada. A partir de janeiro de 2010, serão convocados concursados para os hospitais regionais de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Socorro e Capela. Em março, uma convocação será feita para completar o quadro dos hospitais de Propriá, Estância, Neópolis e Lagarto.

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, destacou que a saúde agora tem um eixo para resolver um problema que vem afligindo há décadas a população. “Temos um caminho traçado, que se for rigorosamente perseguido, vamos ter um sistema de saúde de excelência, uma assistência hospitalar de qualidade. Isto porque os hospitais que estão sendo construídos e reformados no interior não deixam nada a desejar em relação aos hospitais de todo o Brasil”.

Segundo a presidente da Fundação Hospitalar, Mônica Sampaio, a posse dos concursados representa uma vitória dos aprovados e do Governo do Estado. “Os novos servidores celebram a conquista do esforço empreendido para esta aprovação. O Governo comemora a conquista da materialização de uma proposta de reforma sanitária e de um novo modelo gerencial”, destacou Mônica.

Laíse Rodrigues ainda está tomando conhecimento da reforma gerencial implantada em Sergipe. Recém-chegada da Bahia, ela vai assumir o cargo de enfermeira. “Sou formada há três anos e optei pelo concurso pela estabilidade que ele trás para nós. Eu venho com vontade de prestar um bom serviço para os sergipanos”, diz a enfermeira, que trabalhava no Programa de Saúde da Família (PSF) no interior da Bahia.

Contrato Estatal

O Contrato Estatal de Serviços nº 02/2009, assinado pelo governador em exercício, permitirá à FHS gerenciar os serviços em todos os níveis de assistência hospitalar estadual, inclusive serviços de atendimento móvel de urgência. Além disso, a fundação poderá desenvolver atividades de ensino e pesquisa científica e tecnológica na área da saúde.

O contrato é o instrumento de gestão e acompanhamento das ações da Fundação por parte da Secretaria de Estado Saúde, constituindo-se em forma legal de repasse de recursos para o gerenciamento dos serviços contratados, associando a estes metas e objetivos ao final da vigência do contrato. Esta nova modalidade jurídica da administração pública garante mais autonomia gerencial e possibilita mais agilidade administrativa, de forma a produzir repostas no tempo das necessidades dos usuários.

Consolidando a mudança

O secretário Rogério Carvalho apresentou alguns dados que mostraram a evolução da Saúde em Sergipe a partir de 2007. Entre os avanços estavam os referentes ao Huse. “Apesar de tentarem desgastar a imagem do Huse, nós evoluímos muito e esta evolução ainda estão longe da que vamos experimentar a partir de 2010. Foram avanços decorrentes dos investimentos que foram feitos em reorganização de processo de trabalho, na aquisição de equipamentos, capacitação da equipe, mas que ainda não representam a transformação que está por vir”, disse.

Somente nesses dois anos e 10 meses foram investidos R$ 8 milhões em equipamentos médicos. Os leitos foram ampliados em 39,5%. O aumento nos leitos do Pronto-Socorro adulto foi de 158% e do pediátrico, 131,5%. Já os leitos de internação foram acrescidos em 20,8%, além do aumento em 41,66% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. O aumento de radioterapias realizadas no Centro de Oncologia foi de 26,6%. “O Huse está passando por uma obra com a construção de 120 leitos de urgência, dos quais 60 são de terapia intensiva”, reforçou Rogério Carvalho.

O Samu Sergipe também passou por melhorias. Em 2007, eram 265 profissionais trabalhando no serviço. Este número aumentou para 605. O número de unidades de Suporte Avançado (USA) passou de sete para dez, e de Unidades de Suporte Básico (USB) de 10 para 31. Já o Módulo Assistencial de Atendimento (containers) subiu de zero para quatro.

“Eu acredito que a deficiência que tivemos ao longo de décadas, produziu uma emergência na solução dos problemas e esses são difíceis de solucionar emergencialmente. A resolução de problemas requer investimentos, que leva um tempo grande: construir, comprar equipamentos, capacitar profissionais”, explicou o secretário.

Segundo Rogério, 2010 será um ano importante na consolidação das mudanças. “É o ano do coroamento da saúde pública de Sergipe. Para 2010, queremos concluir todas as obras e entregar todos os serviços para a população. Devemos capacitar em torno de 16 mil servidores que trabalham nas Clínicas de Saúde da Família, pretendemos concluir definitivamente a conformação da nova equipe e da nova estrutura de saúde pública do estado de Sergipe, além de iniciar a construção do Hospital do Câncer. No entanto, não resolve tudo em 2010, os dois anos seguintes são anos fundamentais para consolidação desse projeto”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário